quinta-feira, 31 de março de 2011

GOVERNAR À ESQUERDA É POSSIVEL!!!

HOJE PASSEEI PELA HISTÓRIA DA FRANÇA...


Miterrand PSF, Marchais PCF, Estier

Premier mandat présidentiel de François Mitterrand

Un article de Wikipédia, l'encyclopédie libre.
Le premier mandat présidentiel de François Mitterrand a duré du 21 mai 1981 au 21 mai 1988.
Le 10 mai 1981, François Mitterrand, candidat du parti socialiste, est élu président de la république. Il bat le président sortant Valéry Giscard d'Estaing et devient le premier président de gauche de la Ve République.
Le 21 mai 1981, le septennat du nouveau président s'ouvre par une cérémonie au Panthéon durant laquelle François Mitterrand rend hommage, par un dépôt de roses rouges à Jean Jaurès, Jean Moulin et Victor Schoelcher. Puis il nomme son premier gouvernement, dirigé par Pierre Mauroy.
Le lendemain, il dissout l'Assemblée nationale. Les élections qui suivent, les 14 et 21 juin 1981, lui donnent la majorité absolue au Parlement. Un deuxième gouvernement de Pierre Mauroy fait entrer quatre ministres communistes. L'une de ses premières décisions fut d'octroyer la nationalité française aux écrivains Julio Cortázar et Milan Kundera [1].
Jack Lang déclare que le 10 mai 1981 est un jour historique où « la France est passée de l'ombre à la lumière »

Cancelada sessão solene do 25 de Abril - JN




...e o povo ralado, festejamos na rua que é o nosso lugar...

AO AVANÇO DA DIREITA CRIAR PLATAFORMAS DA ESQUERDA

LEFT caucus — coordenar alternativas de esquerda no Parlamento Europeu

Se há coisa que a atual crise deixou clara é que há problemas europeus que exigem soluções europeias. E, em democracia, isso quer dizer que necessitamos de alternativas à escala europeia.
Construir essas alternativas é um trabalhado vasto e multifacetado que necessita de persistência e abertura de espírito — criar uma atitude comum que supere as linhas de demarcação partidárias e regionais mas que tenha consistência política e ideológica. O LEFT caucus — em cujo projeto tenho estado envolvido desde que cheguei ao Parlamento Europeu, pretende lançar-se a essa missão.
Começámos com um pequeno grupo de discussão entre deputados da Esquerda Unitária, dos Verdes e dos Socialistas de diversos países e comissões parlamentares. Éramos pouco mais que uma dezena. Agora chegou o momento de apresentar em público o caucus — numa sessão no Parlamento Europeu, em Bruxelas (ver cartaz) —. Em junho faremos a segunda reunião ordinária e esperamos estar a todo o gás na rentrée em setembro. Pretendemos ser um fórum de coordenação de políticas de esquerda, de criação de uma nova maioria progressista, e de consolidação de um discurso consistente, realista e mobilizador.
Começam já a chegar novas inscrições de outros deputados. E qualquer pessoa pode inscrever-se e começar a receber as nossas informações, que nos primeiros tempos serão a conta-gontas, mas que ganharão outra força conforme formos apresentando documentos políticos, iniciativas legislativas, e textos para debate. Para tal basta consultar o site, onde encontrarão também a nossa declaração de intenções (para já tudo em inglês; versões noutras línguas estão dependentes da boa vontade do gabinete de cada eurodeputado e deverão aparecer mais no futuro).
LEFT não quer apenas dizer “esquerda” em inglês; é também a abreviatura de “liberté, égalité, fraternité: toujours” em francês — o que para nós significa um regresso às fontes da esquerda enquanto uma aliança das pessoas comuns, uma coligação daqueles que não são ricos nem poderosos — e que precisam de fazer ouvir a sua voz na Europa de hoje.
Ajudem-nos a construir essa alternativa.

Ladrões de Bicicletas: A “esquerda” que se sujeita e a direita que mente



Ladrões de Bicicletas: A “esquerda” que se sujeita e a direita que mente: "Parece-me que ganhamos alguma coisa se olharmos para a nossa crise política como resultado e início de uma nova fase, directamente política..."

Morreu o pintor Ângelo de Sousa - Cultura - PUBLICO.PT

Ângelo de Sousa radicou-se no Porto


HOMENS QUE NOS ORGULHAM...

Morreu o pintor Ângelo de Sousa - Cultura - PUBLICO.PT

Administrador deixa CTT após suspeitas sobre falsificação de currículo - Economia - PUBLICO.PT

SÓ MAFIOSOS...NÂO HÁ CU QUE AGUENTE...

Administrador deixa CTT após suspeitas sobre falsificação de currículo - Economia - PUBLICO.PT

PRELÚDIO DA COMUNICAÇÃO...Ta..Ta.Ta...


twin baby boys have a conversation - part 2 ORIGINAL VIDEO

terça-feira, 29 de março de 2011

Vergonha Nacional....!!! - carros, topo, gama, deputados, assembleia, república - Isto So Video



Vergonha Nacional....!!! - carros, topo, gama, deputados, assembleia, república - Isto So Video

UMA CRIANÇA EM CADA DEZ EM SOFRIMENTO NA ESCOLA

 



Un enfant sur dix est en souffrance à l'école

Le Point.fr - Publié le 29/03/2011 à 08:42 - Modifié le 29/03/2011 à 09:32

Une étude réalisée pour l'Unicef démontre que le phénomène touche autant les ZEP que les autres établissements scolaires


Selon l'Observatoire international de la violence à l'école, un élève sur dix se dit harcelé, victime de violences physiques et verbales répétées. © Pierre Heckler / Le Républicain lorrain
Neuf enfants sur dix se sentent bien à l'école, mais environ un sur dix (11,7 %) se dit harcelé, victime de violences physiques et verbales répétées, selon une étude de l'Observatoire international de la violence à l'école pour l'Unicef publiée mardi. "Un enfant sur dix est en souffrance à l'école", a déclaré Jacques Hintzy, président d'Unicef-France. "Il n'y a pas de sentiment général d'insécurité à l'école, mais il ne faut pas non plus minimiser le problème", a ajouté Éric Debarbieux, directeur de l'observatoire et auteur du rapport, mené en 2009-2010 auprès de 12 326 élèves de CE2, CM1 et CM2 âgés de 8 à 12 ans et issus de 157 écoles réparties sur huit académies.
D'après l'étude, les phénomènes de "victimation" restent plutôt limités puisque près de neuf élèves sur dix (88,9 %) déclarent se sentir "tout à fait bien" ou "plutôt bien" à l'école, et plus de sept sur dix disent n'être "jamais" victimes de violences ou "très occasionnellement".

MINHA HUMILDE HOMENAGEM A ESTE HOMEM QUE EU GOSTO...

Página inicial  >  Última Hora Lusa  >  Portugal/Brasil: Lula é doutor porque ...

Portugal/Brasil: Lula é doutor porque "construiu castelos com as pedras do caminho" - Dilma Rousseff

Lusa - Esta notícia foi escrita nos termos do Acordo Ortográfico
21:20 Terça feira, 29 de Mar de 2011
Coimbra, 29 mar (Lusa) -- Lula da Silva merece ser 'doutor honoris causa' pela Universidade de Coimbra porque fez uma coisa que a poesia portuguesa dá conta: "construiu castelos com as pedras do caminho", sustenta a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff.
Quem, como o Presidente Lula, "fez isso, é doutor", sublinha a Presidente brasileira, que falava aos jornalistas hoje, ao final da tarde, no hotel em Coimbra onde está instalada até quarta-feira, para assistir à cerimónia de atribuição daquela distinção ao seu antecessor.
"Hoje estou aqui principalmente porque acredito que é uma homenagem merecida", afirmou Dilma Rousseff, questionando, ela própria, "porque é que [esse título] é merecido?".

GNR identifica 12 mil idosos a viverem sozinhos ou isolados - Sociedade - PUBLICO.PT

PREOCUPANTE, FOI PRECISO MORRER GENTE PARA SER FEITO ESTE LEVANTAMENTO...
GNR identifica 12 mil idosos a viverem sozinhos ou isolados - Sociedade - PUBLICO.PT
A Guarda Nacional Republicana (GNR) procedeu a um levantamento dos idosos que vivem sozinhos ou isolados. A Operação Census Senior identificou mais de 12 mil casos.
Os distritos com um maior número de casos são os de Bragança, Santarém, Castelo Branco e Porto 
Os distritos com um maior número de casos são os de Bragança, Santarém, Castelo Branco e Porto (Foto: Daniel Rocha/arquivo)


Os distritos com um maior número de casos são os de Bragança, Santarém, Castelo Branco e Porto – mais de mil em cada um. Setúbal é o distrito com menos idosos sozinhos (113). As situações foram sinalizadas pelas entidades competentes, segundo explicou à TSF o major Rogério Cupeto, responsável pelos Programas Especiais da GNR.

Vestígios de radioactividade de Fukushima chegam a Portugal, sem riscos para a saúde - Sociedade - PUBLICO.PT


 POR ENQUANTO...

Radiação em Fukushima: Açores garantem que estão atentos 
Radiação em Fukushima: Açores garantem que estão atentos (Reuters)
 
Vestígios de radioactividade de Fukushima chegam a Portugal, sem riscos para a saúde - Sociedade - PUBLICO.PT
A nuvem de radioactividade lançada pela central nuclear de Fukushima já estará sobre Portugal, mas em quantidades vestigiais, sem riscos para a saúde.

Este é o resultado indicado por um modelo de dispersão atmosférica aplicado por investigadores portugueses, com base em dados disponíveis no Japão e noutros países.

O arquipélago dos Açores é o primeiro a ser atingido pela nuvem, mas apenas em altitudes elevadas. O modelo sugere a presença dos elementos radioactivos xenon 133 e césio 137 a mais de 2000 metros de altitude. “Na pior das hipóteses, o que estará a chegar aos Açores é milhões de vezes inferior ao que se observa no Japão”, afirma o investigador Félix Rodrigues, acrescentando que não há quaisquer riscos para a saúde humana ou para os ecossistemas.

Souto Moura vence o prémio Pritzker 2011, o Nobel da arquitectura - Cultura - PUBLICO.PT

O QUE NOS ORGULHA...Eduardo Souto Moura
Souto Moura vence o prémio Pritzker 2011, o Nobel da arquitectura - Cultura - PUBLICO.PT

domingo, 27 de março de 2011

Sempre em Pé - Série 2 - Victor de Sousa


SIMPLESMENTE FABULOSO!

Este blogue

Hiperligado a partir daqui
Este blogue
Hiperligado a partir daqui

Quarta-feira, 23 de Março de 2011


"anda um pai criando uma filha para isto!"

de facto! o meu não o diz, não é isso!, mas digo eu: atão andou um pai fazendo um 25 de Abril para isto? e aqui - repare-se - o artigo indefinido "um" não está lá atrás por distracção. é um 25 de Abril e não o 25 de Abril porque ele não é único. ou não foi! estamos cá nós para fazer outro. e atenção que estamos prestes!

não podemos desbaratar assim a olhos vistos o direito que o meu pai, a tua mãe e os nossos tios conquistaram de votar ou dar de barato o acesso à saúde pública e à democratização do ensino (e não não me enganei, não se trata de massificação óh! reaccionários!).
não podemos esquecer-nos dos contratos colectivos de trabalho, do acesso à segurança social, da liberdade de dizermos, escrevermos, cantarmos o que quisermos. não podemos nem devemos, ou melhor, temos o dever de fazer lembrar a quem já não tem memória que nós temos a memória dos tempos não vividos (faz de conta!) e que por isso não aceitamos que nos retirem os abonos dos filhos que temos medo de ter, que nos aumentem os impostos que não retornaremos a ver, que nos paguem a recibos verdes como se o país estivesse pejado de empresários por conta própria, que aumentem o número de dias para acesso ao subsídio de desemprego, etecetera, etecetera, etecetera por aí adiante.

hoje a besta caiu! bum! catrapum!
para quem não tem tido tempo de a fazer quotidianamente prepare-se: está na hora de a fazer agora! A REVOLUÇÃO!
RETIRADO DO EUFEMEA. OS MEUS AGRADECIMENTOS

BOAS IDEIAS PARA O FIM DE SEMANA...

TODO O ESFORÇO MERECE UMA PAUSA
UM LIVRO, UM FILME, UMA CANÇÃO, UM PROGRAMA DE RÁDIO PARA NOS FAZER MAIS FELIZES E MELHOR COMPREENDERMOS O MUNDO.

OBRIGATÓRIO LER!!!


NEM SÓ OS FUNCIONÁRIOS DO PCP FORAM SUJEITOS À TORTURA.
NEM SÓ OS CAMPONESES E OS OPERÁRIOS FORAM VITIMAS DOS TORCIONÁRIOS.
A ESSA FÚRIA DO ESTADO NOVO TAMBÉM ESTIVERAM SUJEITOS ANÓNIMOS, MULHERES E JOVENS DE PEQUENOS PARTIDOS OU MESMO SEM PARTIDO.
PARA NÃO ESQUECER!

sábado, 26 de março de 2011

OBRIGATÓRIO VER!!!

OBRIGATÓRIO OUVIR!!!

Alma Nostra - Debate/Opinião Antena 1
TEM DIAS QUE GOSTO DE OUVIR ESTES HOMENS TODAS AS TERÇAS FEIRAS NA ANTENA 1
Carlos Magno


Carlos Amaral Dias
OUÇA ATÉ AO FIM...
emissão do dia 22 de Março
 

OBRIGATÓRIO OUVIR E VER!!!



Brasil - Cazuza e Gal Costa - 1989

LÁ COMO CÁ, COMO NA GRÉCIA; COMO NA IRLANDA, COMO NO EGIPTO, COMO NA LYBIA...

A polícia é alvo de ataques com tinta dos manifestantesA polícia é alvo de ataques com tinta dos manifestantes


Londres: Dezenas de milhares de manifestantes contra medidas de austeridade - Mundo - PUBLICO.PT

QUEM VAI À BOLA LÁ LEVA!!! I

QUEM VAI À BOLA LÁ LEVA!!! II

A Cinco Tons: acontecimento do dia (1): "inauguração" de call ce...

A Cinco Tons

Um blog do Alentejo com vista para o mundo


A Cinco Tons: acontecimento do dia (1): "inauguração" de call ce...: "É uma vergonha...Em Évora existe um call-center que explora os jovens alentejanos, com contratos precários... há muitos anos... usando-se o..."

Vara recebeu 822.192 euros do BCP em 2010 - Economia - PUBLICO.PT

OLHA-ME ESTA CARRAÇA...ONDE ESTÃO AS OUTRAS???
Vara recebeu 822.192 euros do BCP em 2010 - Economia - PUBLICO.PT

sexta-feira, 25 de março de 2011

VAMOS LÁ RAPAZES, AINDA QUEREM O NUCLEAR???CADÊ VOCÊS???

Portugal reforça controlo e proibirá entrada de alimentos importados do Japão com níveis anormais de radioisótopos

Lisboa, 17 mar (Lusa) - Portugal vai reforçar os controlos radiológicos sobre os alimentos importados do Japão e, caso sejam detetados níveis anormais...
Portugal reforça controlo e proibirá entrada de alimentos importados do Japão com níveis anormais de radioisótopos
Portugal reforça controlo e proibirá entrada de alimentos importados do Japão com níveis anormais de radioisótopos
Lisboa, 17 mar (Lusa) - Portugal vai reforçar os controlos radiológicos sobre os alimentos importados do Japão e, caso sejam detetados níveis anormais de radioisótopos, a entrada desses produtos no país será interditada, disse hoje à Lusa Pedro Rosário, da Direção-Geral da Saúde.
A Comissão Europeia, através da Direção-Geral da Saúde e dos Consumidores, emitiu uma recomendação aos Estados-membros para que "aumentem os controlos que existem sobre os alimentos importados daquela zona", explicou.
Pedro Rosário salientou que esses controlos já existem e os níveis máximos de radioisótopos já estão estabelecidos há muito tempo no plano internacional, pelo que o Japão aplica as mesmas regras nas suas exportações.
A mesma recomendação exorta os países europeus a reportar quaisquer valores anormais que sejam encontrados à Comissão Europeia, que tratará de centralizar e difundir essa informação.
"Esta medida [reforço] já estava a ser ponderada e, face às recomendações da Comissão Europeia, esse reforço será implementado assim que for possível", disse o responsável à agência Lusa, sem se comprometer com prazos, adiantando apenas que será "muito brevemente".
Em Portugal, o processo está a ser coordenado pela Comissão Nacional para Emergências Radiológicas (CNER), órgão dirigido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e que integra a DGS e outras entidades com competências na matéria.
"Esta comissão [CNER] é que irá emitir recomendações às entidades competentes em termos de controlo sobre os alimentos", especificou.
Quanto aos produtos alimentares provenientes do Japão que possam apresentar alguma contaminação, só os que sejam produzidos na zona circundante da central nuclear estão sob alerta.
Pedro Rosário salvaguarda no entanto que, "à medida que forem surgindo novos dados, serão atualizadas as zonas consideradas de possível contaminação".
AL.
Lusa/Fim

Rita Blanco entra no novo filme de Michael Haneke - Cultura - PUBLICO.PT

...o que mais nos orgulha  e à Rita também... e logo o realizador que é!
Rita Blanco conta com inúmeras interpretações no teatro, na televisão e no cinema
Rita Blanco entra no novo filme de Michael Haneke - Cultura - PUBLICO.PT

EUA anunciam transplante facial completo com sucesso - Sociedade - PUBLICO.PT

se não fosse tão trágico era caso para dizer:
...agora além da casaca também podem mudar de cara e é tempo disso...rápido rapazes...as eleições estão aí...
Imagens de antes da operação
Imagens de antes da operação (Foto: Reuters)
EUA anunciam transplante facial completo com sucesso - Sociedade - PUBLICO.PT

Há mais casos de tuberculose em seis regiões - Portugal - DN

Maiores dificuldades económicas e a falta de recursos humanos são razões para a tendência, sentida em Évora, Aveiro, Beja ou Portalegre, diz o coordenador do Plano Nacional de Luta contra a Tuberculose, da Direcção-Geral da Saúde. Fonseca Antunes calcula que "estes pressupostos vão ter efeito no controlo da doença", apesar de ter registado uma descida global dos novos casos de tuberculose em 2010.

Há mais casos de tuberculose em seis regiões - Portugal - DN

Portugal corre o risco de voltar a aumentar a dependência dos cereais importados - Economia - PUBLICO.PT

POIS É, PARA FAZER A AÇORDA ESTA CADA VEZ MAIS COMPLICADO. É QUE ESTA NÃO SE FAZ SÓ COM AZEITE...
Portugal corre o risco de voltar a aumentar a dependência dos cereais importados - Economia - PUBLICO.PT

O QUE SÃO OS DIREITOS HUMANOS?

...entre neste site e saiba tudo sobre os direitos humanos, especial para professores e educadores...



Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.art 1º

http://www.humanrights.com/?gclid=CNKevd6q6acCFZEifAod0yHobA#/home/?source=gaw

quarta-feira, 23 de março de 2011

A STAR, A DIVÃ DOS ANOS 50 e 60 MORREU HOJE. A ACTRIZ MAIS DISPUTADA DA COLECÇÃO DE CROMOS DO MEU TEMPO

NOVA LUTA SURGE NO HORIZONTE!!!

VAMOS A VOTOS!

DENTRO DE ALGUNS MOMENTOS COMEÇA OUTRA LUTA..VENHA ELA!

ACABOU-SE!

É preciso “levar a sério” os protestos sociais, diz bispo do Porto - Sociedade - PUBLICO.PT

...olha o que o senhor descobriu agora...

O bispo do Porto, Manuel Clemente, defendeu hoje que é preciso “levar a sério” as manifestações de quem luta por um futuro melhor e pediu maior capacidade mobilizadora a quem tem responsabilidades políticas.

Para o bispo do Porto, não se pode “relativizar” o que fizeram os jovens (Nelson Garrido)

É preciso “levar a sério” os protestos sociais, diz bispo do Porto - Sociedade - PUBLICO.PT

Evocação do nascimento de Salazar promovido em boletim do Instituto de Segurança Social - Sociedade - PUBLICO.PT

...ei-los que espreitam por todo lado...



Evocação do nascimento de Salazar promovido em boletim do Instituto de Segurança Social - Sociedade - PUBLICO.PT

Middle East & North Africa Protests & Uprisings Map Time-lapse


Source: YouTube / SwampPost
John Caelan, sur son blog Swamp Post, met régulièrement à jour une «carte globale» des manifestations qui ont lieu à travers le monde, en tout cas celles qui font l'objet d'un compte-rendu médiatique.
Un dérivé de cette «carte globale» se concentre sur les événements qui ont eu lieu au Moyen-Orient et au Maghreb, entre le 18 décembre 2010 et le 7 mars 2011.
Mises bout à bout, ces cartes quotidiennes forment une vidéo, qui permet de se rendre compte de la propagation des manifestations à toute la région.
Le code couleur employé est disponible sur cette page. En bref: vert pour les manifs pacifiques, jaune pour celles qui ont compté de légers blessés, orange quand il y a des gens gravement blessés, rouge quand il y a des morts.

terça-feira, 22 de março de 2011

Mélenchon: “Há que vergar o tirano antes que ele vergue a revolução”

Mélenchon: “Há que vergar o tirano antes que ele vergue a revolução”

Jean-Luc Mélenchon
Em entrevista ao Libération, o eurodeputado do GUE/NGL, candidato presidencial francês e copresidente do Parti de Gauche, que com os comunistas franceses faz parte da Frente de Esquerda, responde às seguintes perguntas sobre a Líbia. Tradução de alguns excertos.
Porque apoia os ataques aéreos na Líbia?
A primeira questão que temos de nos colocar é a seguinte: há um processo revolucionário no Magreb e no Médio Oriente? Sim. Quem faz a revolução? O povo. É pois decisivo que a vaga revolucionária não seja quebrada na Líbia. Bastaria que Kadhafi ganhasse para que a mensagem passasse a ser: “aquele que bater durante mais tempo e com mais força no seu povo durante uma revolução, ganhou”. Ora isto seria um sinal desastroso, uma vitória da contra-revolução! A minha posição é constante: sou partidário de uma ordem internacional garantida pelas Nações Unidas.
Mas conhecemo-lo bastante mais crítico contra as intervenções militares… porque votou favoravelmente, por exemplo, a resolução no Parlamento Europeu? Continue reading ‘Mélenchon: “Há que vergar o tirano antes que ele vergue a revolução”’

Com os meus agradecimentos, retirado daqui :ruitavares.net/blog

ESQUERDA.NET | Bê-á-Bá das Parcerias Público-Privadas

ESQUERDA.NET | O Bê-á-Bá da privatização da GALP

Colapso Econômico, Fome e Miséria Programados e Iminentes.

Vejamos como é organizada a nossa pobreza crescente e a forma como as bancas privadas pressionam o poder político, manipulam a Imprensa na direcção dos seus alvos( governos, oposição, Igreja, etc). Um bom trabalho de Alex Jones 


Obrigado Amigo Carlos.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Ter um mau emprego pode deprimir tanto como estar desempregado - Sociedade - PUBLICO.PT

ISTO JÁ NÓS SABIAMOS, MAS...

O emprego está associado a uma melhor saúde mental, ao contrário do desemprego, que pode provocar depressão ou ansiedade. Mas existe uma grande variedade de cargos e um mau emprego, em termos psicossociais, seria aquele com salários injustos, de grande exigência e complexidade e com pouco controlo ou segurança.

Os resultados do estudo publicada na revista “Occupational and Environmental Medicine” mostram que, em termos gerais, os desempregados têm pior saúde mental que aqueles com trabalho. No entanto, quando comparados os primeiros com os indivíduos com um mau emprego, o bem-estar mental destes era pior do que a dos desempregados. Ou seja, as vantagens de ter trabalho desapareciam, em termos de bem-estar mental, para os indivíduos na segunda situação.O emprego está associado a uma melhor saúde mental, ao contrário do desemprego, que pode provocar depressão ou ansiedade. Mas existe uma grande variedade de cargos e um mau emprego, em termos psicossociais, seria aquele com salários injustos, de grande exigência e complexidade e com pouco controlo ou segurança.

Os resultados do estudo publicada na revista “Occupational and Environmental Medicine” mostram que, em termos gerais, os desempregados têm pior saúde mental que aqueles com trabalho. No entanto, quando comparados os primeiros com os indivíduos com um mau emprego, o bem-estar mental destes era pior do que a dos desempregados. Ou seja, as vantagens de ter trabalho desapareciam, em termos de bem-estar mental, para os indivíduos na segunda situação.
Ter um mau emprego pode deprimir tanto como estar desempregado - Sociedade - PUBLICO.PT

Leitor fala sobre ética na política » Opinião e Notícia

Lá como cá!
É uma boa ideia pôr os leitores a participar escrevendo...

Aqui no interior do Maranhão, o isolamento, as boas fontes de informação e conhecimento, atreladas com uma condição de vida precária, auxiliam e muito a população daqui a não ter consciência histórica de si e como cidadão. Por isso, muitas dessas pobres pessoas recorrem à venda do próprio voto como forma de angariar um alento a estruturas de vida tão limitadas.
Famílias continuam reproduzindo estilos de vida semelhantes às estruturas do patriarcado elitista de outrora, e como seus antepassados, continuam contando com a reprodução da pobreza e da ignorância popular para continuarem no poder.

O leitor André Luiz de Jesus Silva comentou a matéria A reforma da ética. Ou a ética na reforma e foi escolhido como a Opinião Pública da semana.


Leitor fala sobre ética na política » Opinião e Notícia

domingo, 20 de março de 2011

Ministério pagou 72 mil euros a mulher de Alberto Martins contra parecer da PGR - Sociedade - PUBLICO.PT

NA MINHA TERRA DIZ-SE: COM UM BICHO DESTES NÃO HÁ CÚ QUE AGUENTE.

Ministério pagou 72 mil euros a mulher de Alberto Martins contra parecer da PGR - Sociedade - PUBLICO.PT

Assédio moral tem-se agravado com transformações laborais, diz investigadora - Sociedade - PUBLICO.PT

O assédio moral prejudica a saúde mental e física da vítima, diz a investigadora (Miguel Silva (arquivo))
Assédio moral tem-se agravado com transformações laborais, diz investigadora - Sociedade - PUBLICO.PT

Mais de 30 mil licenças de parentalidade partilhadas em dois anos - Sociedade - PUBLICO.PT

Mais de 30 mil licenças de parentalidade partilhadas em dois anos - Sociedade - PUBLICO.PT

Minuto a minuto: primeiro dia da guerra contra Khadafi - Mundo - PUBLICO.PT

A aviação francesa foi a primeira a entrar em acção (Reuters)
Minuto a minuto: primeiro dia da guerra contra Khadafi - Mundo - PUBLICO.PT

RUAS PEQUENAS PARA TANTA GENTE DESCONTENTE!!!

"Vergonha é não ter princípios essenciais"

José Sócrates chama parvo a Francisco Louça !!! 18/03/11



Malcriado o rapazinho!!!

BOAS IDEIAS PARA O FIM DE SEMANA...

Vou tentar oferecer-lhe sugestões, de boas ideias para ocupar o seu fim de semana, com pequenas grandes obras de arte. Desta vez fica um filme, uma poesia, um livro.  

sábado, 19 de março de 2011

OBRIGATÓRIO OUVIR E VER!!!

   ...para melhor compreender o mundo...
O operário em construção de Vinicius de Morais


OBRIGATÓRIO VER!!!

...para melhor compreender o mundo actual...
Os virtuosos


  • Interpretação:Ewan McGregorJim CarterPete PostlethwaitePhilip JacksonTara Fitzgerald

  • Sinopse:

    Uma onda de encerramento de minas varre o Norte de Inglaterra provocando um efeito devastador. Em Yorkshire, o destino de uma pequena comunidade mineira está suspenso por um fio. Tendo por pano de fundo esta tensão social, «Brassed Off» conta a história de um grupo de trabalhadores que se une numa charanga, ao mesmo tempo que luta pela sua própria sobrevivência, contra a ameça do desemprego.A banda das minas de Grimley é um bastião da comunidade local. A sua música personifica o espírito da população. No entanto, à medida que o espectro do desemprego se materializa, a banda faz renascer um novo espírito de luta provocador. Como embaixadores da sua comunidade, os mineiros fazem uma viagem triunfante que vai também servir para contar a sua história à nação.

    1.O mesmo realizador de "O rapaz de pijama às riscas" e "Na maior"

    OBRIGATÓRIO LER!!!

     ...para melhor perceber o mundo...

    Entre o Chile de Pinochet e a França de Sarkozy, a Inglaterra de Thatcher e a Alemanha de Merkel, a América de Reagan e a Europa de Barroso há diferenças, mas também semelhanças. Que sentimos na pele, nós, os pagadores de crises. Viajamos aqui pela história política e social do mundo nas últimas quatro décadas.
    Em muitos aspectos de cidadania o mundo regrediu aos tempos da II Guerra Mundial. E «a crise» é a versão consolidada do sistema neoliberal.
    Autor: João Goulão
    Editora: Sextante

    domingo, 13 de março de 2011

    DÁ QUE PENSAR!!!

    PIOR QUE A NATUREZA SÓ MESMO O HOMEM!!!


    Os japoneses e os povos vizinhos depois de sofrerem as terríveis consequências do terramoto de 11 de março e o consequente tsunami vão agora enfrentar todas as consequências maléficas da explosão do reactor nuclear na central de Fukushima-Daichi acrescido do perigo de uma segunda explosão. O japão e os povos vizinhos temem ainda o perigo de novos desastres numa segunda central nuclear em Onagawa, a norte de Fukushima. "O alerta foi dado após o registo de uma subida dos níveis de radioactividade, apesar dos três reactores do local estarem “sob controlo”, diz a agência AFP. Enquanto isso, na central nuclear de Ibaraki, a sul de Fukushima, foi relatada uma falha no sistema de arrefecimento..."

    Se o povo Japonês graças ao convívio com terramotos soube limitar os desastres pessoais, já o mesmo não podemos dizer, caso se concretizem  mais desastres nos reactores nucleares das três centrais nucleares. Apesar de todos os cuidados é sabido que o homem pode limitar os perigos resultantes das explosões mas não pode impedir danos na saúde desta e das gerações vindouras, nem a  destruição da qualidade de vida  dos animais  e das plantas e ainda a contaminação dos rios e das terras.

    Nesta, como em muitas outras situações,  sempre que estão em causa  interesses mesquinhos e pouco edificantes onde o lucro impera o homem apresenta-se como o causador dos seus maiores males. Facilmente o que era mais económico, neste caso o preço da electricidade, pode-se tornar rápidamente um pesadelo para a humanidade, nomeadamente para os povos daquelas zonas.

    Quando parte de um povo sofre, todo o povo sofre.

    Irónicamente, foi este mesmo povo que, em 6 e 9 de Agosto de 1945 sofreu com os ataques da Força Aérea dos EUA com o lançamento da bomba atómica "Little Boy" que caiu sobre Hiroshima e a "Fat Man" que caiu sobre Nagasaki.jr.

    .
                                                                                                                                                                                              

    NÓS PORTUGAS SOMOS UNS POETAS!!!

     Não sei de quem é a autoria mas que assenta como uma luva ao sr. S, lá isso assenta...
    O POEMA DA 'MENTE'
    Há um primeiro-ministro que mente.
    Mente de corpo e alma, completamente.
    E mente de maneira tão pungente
    Que a gente acha que ele mente sinceramente.
    Mas que mente, sobretudo, impunemente...
    Indecentemente... mente.
    E mente tão racionalmente,
    Que acha que mentindo vida fora,
    Nos vai enganar eternamente.

    Autor desconhecido. Obrigado Gabi, manda mais que a "puta agradece".

    O protesto cidade a cidade - Sociedade - PUBLICO.PT



    O protesto cidade a cidade - Sociedade - PUBLICO.PT

    sábado, 12 de março de 2011

    12 de MARÇO UM MARCO NA SOLIDARIEDADE DE UM POVO - TREZENTOS MIL EM LISBOA



    Ce n`est q`un debut!

    No pós 25 de abril desci muitas vezes a Avenida da Liberdade com os meus filhos às costas, já antes andara pelas ruas e avenidas de Paris com o meu filho mais velho. No Maio de 68 fugi à frente dos CRSS mas também os enfrentamos muitas vezes. Hoje, porque em Beja não há sinais de movimento à rasca, fiquei em casa olhando a TVi 24 e a RTN as únicos que até esta hora transmitem directos das manifestações no Porto e em Lisboa (15 h31). A esta mesma hora tambem os meus filhos descem avenidas com filhos às costas. Passaram muitos anos entretanto e, apesar de muitas mudanças e conquistas, voltam sinais concretos de muita injustiça, precaridade no trabalho, novas privatizações, enfim um relançar do mais puro e duro liberalismo. A Alemanhã esta a vencer-nos sem a guerra das armas, desta vez usando a política e políticos vendilhões ...

    As reportagens falam de sucesso, número inesperado de participantes, participação maciça, participação de pais, trabalhadores, desempregados e donas de casa por solidariedade. Um porta voz do movimento no Porto fala em Protesto Nacional. Um reformado na Avenida da Liberdade fala  de que "as conquistas tecnológicas não podem justificar desemprego e precaridade".

    Cravos vermelhos nas mãos de alguns em sinal de esperança e de luta.

    A vista global da manif nos ecrans transmitido pela RTN mostra um mar de gente, numa entrevista a uma senhora de sessenta anos que, diz: trabalhava numa empresa que extinguiu postos de trabalho e  agora está a fazer um curso obrigada pelo centro de emprego. Muitos pais acompanham os filhos. Um cartaz diz "eu que votei neles agora o que me apetece é matá-los" um  outro"Não consigo viver".Tambem muita gente com trabalho em sinal de solidariedade. Um cartaz fala do "fim da boycracia"ou ainda "fim ao desespero". Dominam as palavras de ordem criativas e os cartazes caseiros. Tudo serve para transmitir as preocupações de cada um. Muitos testemunhos e sinais evidentes de desespero nalguns. Outros conseguem dar aquele tom de alegria que fala a canção.

    A jornalista fala que a frente da manif chegou ao Rossio, um mar de gente diz ela , são 16 e 25, fala em milhares de pessoas, as vistas globais da manif são impressionantes. A repórter volta a falar de manifestação transgerecional. Pode-se ouvir dizer na boca de muitos que já há muito tempo que não participavam numa manifestação ou de outros, já com alguma idade, dizerem que é a primeira vez que vêm para a rua.

    Acabei de falar com os meus filhos. Em Faro a manifestação está muito participada a Avenida 5 de Outubro esta cheia, gente de todas as idades e com as motivações mais diversas como se pode ver nos cartazes como me transmitiram. Desta manif nem uma palavra nas várias televisões.

    A manif da "geração à rasca" transformou-se na manif das "gerações à rasca" pode-se ouvir na voz de uma das repórteres comentando muitas das intervenções dos participantes.

    E enquanto tudo isto  a RTP 1 passa o "portugal no coração" a RTP2 "desporto" a SIC um filme a TVI "Uma canção para ti"...enfim opções. Na mesma hora o dirigente sindical dos professores "prende-os" no campo pequeno enquanto a manifestação ainda não acabou de chegar ao Rossio, num protesto inédito, massivamente participado transgerecional em onze cidades do país.

    Duas ou três notas finais;
    - os políticos têm de refletir em que medida estão a representar os cidadãos...

    - e definitivamente o governo e o PS têm de mudar as políticas sob pena de perder definitivamente o pé por muitos e muitos anos...Quero ouvir 2ªa feira os seus deputados.Onde estão aqueles que ainda se reclamam de socialistas?

    - Quero ouvir dos comentadores de serviço e aos políticos profissionais afirmar que esta manif foi manipulada pelo PC ou pelo BE.

    -Quero ouvir o "manipulador" e "troca tintas" falar de "boa governação" e "dever cumprido", termos com o qual encheu a boca em Bruxelas e os ouvidos dos seus comparsas.

    Esta manif foi claramente a resposta mais adequada a tanta fanfarronice!!! Trezentos mil, em Lisboa, chegam???jr.

    Curioso, a 12 de Março de 1945 morria Anne Frank  de tifo e inanição, vitíma de uma mesma guerra.

    SEGUNDA PRAIA MAIS ACESSÍVEL

    VENHA VISITAR

    Praia da Comporta é segunda “Praia + Acessível” 2010

    A Praia da Comporta, no concelho de Grândola, recebeu o segundo prémio do Concurso “Praia + Acessível” na época balnear 2010. Esta é uma iniciativa promovida pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, Instituto da Água e Fundação Vodafone Portugal. Segundo a autarquia de Grândola este prémio “reconhece a praia marítima ou fluvial que, durante cada época balnear, se distingue ao nível das boas práticas instituídas na área das acessibilidades”.
    A praia da Comporta é a segunda melhor do País, de acordo com a Câmara, ao nível das acessibilidades em zonas balneares “ao possuir estacionamento dedicado, rampas de acesso ao passadiço, apoios de praia, instalações sanitárias dedicadas e equipamentos de assistência a banhos para pessoas com mobilidade reduzida com o apoio de uma equipa de nadadores salvadores afecta ao serviço”.
    O Prémio foi atribuído por um júri constituído por representantes da Fundação Vodafone, do Instituto Nacional para a Reabilitação, Instituto da Água, Turismo de Portugal, Instituto de Socorros a Náufragos e Associação Bandeira Azul da Europa.


    http://www.radiopax.com/noticias.php?id=11598&pageNum_noticias=0&d=noticias&c=1

    França é o primeiro país a reconhecer grupo rebelde da Líbia » Opinião e Notícia

    A VER VAMOS!!!


    França é o primeiro país a reconhecer grupo rebelde da Líbia » Opinião e Notícia

    DECLARAÇÃO DA CGTP-IN - 11 MARÇO 2011