sábado, 26 de fevereiro de 2011

PROMOVENDO O COMÉRCIO LOCAL NO BRASIL PROFUNDO

AS BOAS IDEIAS NÃO TÊM PÁTRIA
Enviado por Patricia de Paula -
|
14h16m
28.11.2010

Norte Fluminense

Capivari, a nova moeda de Silva Jardim

No início do mês, na reunião do G20, em Seul, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, defendeu a reforma do sistema financeiro mundial, com a criação de um mix de moedas para substituir o dólar. Mal sabia ele que o município de Silva Jardim, dias depois, lançaria sua própria moeda, o capivari, que tem o mesmo valor do real. A moeda social da cidade foi lançada no último dia 16 e já faz sucesso: só no primeiro dia de funcionamento do Banco Comunitário Capivari (BCC) foram trocados R$ 6.413,50 por capivaris. Segundo o prefeito Marcelo Zelão, a ideia de uma moeda exclusiva da cidade foi inspirada em modelo já utilizado no Nordeste.
- Vamos fazer com que o recurso do município fique no município. O comércio que aderir vai oferecer descontos ou vantagens a quem comprar com capivari, que será mais forte do que o real - diz Zelão.
De acordo com o prefeito, uma das vantagens do Banco Capivari são os juros oferecidos.
- Eles são mais baixos do que nos bancos tradicionais. Estão, atualmente, entre 1% e 3%. E isso será uma forma de incentivar o pequeno empreendedor. A prefeitura pôs em circulação C$ 50 mil (capivaris) em notas de C$ 0,50, C$ 1, C$ 2, C$ 5 e C$ 10. Todas feitas de papel-moeda e com elementos de segurança tal como o real - explica Zelão, lembrando que a criação da moeda é amparada pela Lei de Economia Solidária proposta pela administração municipal e aprovada pela Câmara, no dia 27 de maio deste ano. - O Banco do Brasil é parceiro da iniciativa, e a Associação Comercial e Industrial gerencia o projeto. 
Siga o Bairros.com no Twitter @Bairrospontocom

Sem comentários:

Enviar um comentário