sexta-feira, 22 de abril de 2011

«Nos Tempos da Minha Infância» mostra Cabo Verde no início do século XX



2011-04-18 12:50:46
Praia - Osvaldo Lopes da Silva, dos mais importantes nomes da História de Cabo Verde, lançou, esta quinta-feira, o livro «Nos Tempos da Minha Infância».
«Uma denúncia do colonialismo português», a obra é um retrato do arquipélago no início do século XX, «uma terra abandonada», pobre de recursos naturais e que interessava «muito pouco» a Portugal colonial, disse Osvaldo Silva em entrevista à agência Lusa.

O que procurava caracterizar Cabo Verde nos tempos da infância de Osvaldo Lopes da Silva, nos anos 40, acabou por se tornar num «livro de denúncia forte do colonialismo português». Com as atenções viradas para Angola e Moçambique, o arquipélago cabo-verdiano transformou-se no fornecedor de quadros subalternos para a colonização.

Em declarações à Lusa, o escritor disse que o que mais o marcou, no período retratado no livro, foi a fome e que ,em Cabo Verde, «vivia-se muito mal», recordando «as secas, muita miséria, a fome». «As novas gerações não têm a menor ideia do que era o país nessa altura» acrescentou.

Sem comentários:

Enviar um comentário