segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PELO MENOS 50 000 MIL PESSOAS MANIFESTARAM-SE NAS RUAS DE DUBLIN CONTRA O PLANO DE AUSTERIDADE

Cerca de 50.000 pessoas, segundo o jornal “The Irish Times”, desfilaram hoje pelas ruas de Dublin, num protesto contra o plano de austeridade apresentado pelo primeiro-ministro Brian Cowen.
<p>A organização fala em cem mil pessoas mas a polícia não confirma o número</p>
A organização fala em cem mil pessoas mas a polícia não confirma o número
 (Cathal McNaughton/Reuters)

O protesto organizado pelo Congresso Irlandês dos Sindicatos (ICTU) principiou ao meio-dia na zona de Wood Quay e chegou às 13h00 (hora local idêntica à de Lisboa) junto ao edifício central dos Correios, na O’Connel Street, principal artéria da cidade.

Dirigindo-se à multidão, um colunista daquele jornal, Fintan O’Toole, afirmou que o Governo que tem por base o partido Fianna Fáil está a entrar em acordos com pessoas que nunca foram eleitas.

O’Toole, crítico literário e comentador político, que de 1997 a 2001 também escreveu para o “New York Daily News”, disse que a Irlanda está a pagar milhares de milhões de euros para salvar os bancos e que o Governo de Brian Cowen “declarou guerra aos pobres”.

Forte crítico da corrupção política no país onde nasceu há 52 anos, o colunista declarou que “os irlandeses não são súbditos, mas sim cidadãos, pretendendo que lhe devolvam a sua República”.

Por seu turno, o secretário-geral da central sindical ICTU, David Begg, comparou o actual Governo a um célebre assaltante de estrada que durante o século XVIII houve na Inglaterra, dizendo que “Dick Turpin, pelo menos, usava uma máscara quando roubava as pessoas”.

O mesmo dirigente considerou que estariam 100.000 pessoas na manifestação, mas a polícia não confirmou este número.

Outro dos oradores forneceu o que disse ser o número de telefone do ministro do Ambiente, John Gormley, para que “lhe telefonassem o mais possível”. Mas a manifestação terminou sem que tivesse havido registo de incidentes, apesar de a polícia ter avisado para a possibilidade de alguns grupos poderem “explorar” a situação e causar distúrbios.

O trânsito no centro da cidade foi interrompido durante o período em que decorreu a manifestação.
Retirado de "O Público" on line a 27 de novembro de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário