sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O texto que está a incendiar Espanha

O texto que está a incendiar Espanha
A primeira operação do terrorista financeiro sobre a sua vítima é a do terrorista convencional: o tiro na nuca. Ou seja, retira-lhe todo o caráter de pessoa, coisifica-a. Uma vez convertida em coisa, pouco importa se tem filhos ou pais, se acordou com febre, se está a divorciar-se ou se não dormiu porque está a preparar-se para uma competição. Nada disso conta para a economia financeira ou para o terrorista económico que acaba de pôr o dedo sobre o mapa, sobre um país - este, por acaso -, e diz "compro" ou "vendo" com a impunidade com que se joga Monopólio e se compra ou vende propriedades imobiliárias a fingir.

Quando o terrorista financeiro compra ou vende, converte em irreal o trabalho genuíno dos milhares ou milhões de pessoas que antes de irem trabalhar deixaram na creche pública - onde estas ainda existem - os filhos, também eles produto de consumo desse exército de cabrões protegidos pelos governos de meio mundo mas sobreprotegidos, desde logo, por essa coisa a que chamamos Europa ou União Europeia ou, mais simplesmente, Alemanha, para cujos cofres estão a ser desviados neste preciso momento, enquanto lê estas linhas, milhares de milhões de euros que estavam nos nossos cofres.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Mineiros grevistas preferem morrer do que voltar à “escravatura” - Mundo - PUBLICO.PT

Mineiros grevistas preferem morrer do que voltar à “escravatura” - Mundo - PUBLICO.PT

PSICANÁLISES: Da escandalosa Máfia de Estado Tuga

PSICANÁLISES: Da escandalosa Máfia de Estado Tuga: Jornal de Negócios de 20.3.2012: O Tribunal de Contas (TC) está alerta para os resultados do concurso lançado para escolher a empresa que ...

Márcia Denser: A insustentável crise social do pós-neoliberalismo


Veja texto completo aqui
Agora, o mundo entrou numa nova fase: nos países centrais, a transição para o neoliberalismo provoca uma espécie de “divórcio” entre os interesses das classes superiores e os do próprio país, como território econômico. O caso dos Estados Unidos é catastrófico: suas grandes empresas investem cada vez mais fora que dentro do país. A globalização levou a um deslocamento da produção industrial para as periferias: Ásia, América Latina, incluindo a África subsaariana.
Quanto aos aspectos políticos mais funestos do neoliberalismo, a aliança na cúpula das hierarquias sociais entre classes capitalistas e classes de gestores logrou, por diversos mecanismos, afastar as classes populares da política cotidiana. Isto é, as afastou dos jogos dos partidos e dos grupos de pressão. Para as classes populares, só restaram as lutas de rua. Vide a ocupação de Wall Street.
............................
Na França, sabe-se no que se tornou o Partido Socialista, completamente vendido à “globalização” ou neoliberalismo. Algo semelhante poderíamos dizer dos democratas nos Estados Unidos e eu deixo para vocês mesmos julgarem a situação do Brasil a esse respeito.
Isso remete às características daquilo que chamamos “terceira fase da crise”. Quais políticas serão adotadas face à nova recessão? Como será gerida a crise? Uma coisa é certa: essas dívidas não devem ser pagas, o que exige a transferência delas para fora dos bancos ou uma forte intervenção estatal na sua gestão.
Em termos geopolíticos, sem dúvida, eis um texto capital sobre a insustentabilidade social do pós-neoliberalismo em termos geopolíticos, donde se conclui: ou retornam as classes populares ao jogo político ou o mundo irá mergulhar numa recessão sem fim.

Entidades convocam audiência pública para discutir extermínio de jovens em São Paulo

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

1,06 milhões de euros em notas depositados por funcionários na conta do CDS no final de 2004 - Política - PUBLICO.PT

1,06 milhões de euros em notas depositados por funcionários na conta do CDS no final de 2004 - Política - PUBLICO.PT


Quanto ao negócio da compra dos submarinos pelo Estado português, este foi finalizado com o consórcio alemão GSC (German Submarine Consortium) em Abril de 2004 pelo então ministro da Defesa Paulo Portas, e tem sido alvo de investigações, tanto em Portugal como na Alemanha, por suspeitas de corrupção.

No processo alemão, os dois gestores acusados decidiram admitir a actuação criminosa para obter uma pena suspensa, tendo dito que entregaram ao cônsul honorário de Portugal em Munique o montante de 1,6 milhões de euros. Este, por sua vez, disse perante a justiça alemã que manteve encontros com o ministro Paulo Portas e o primeiro-ministro Durão Barroso, para a concretização do negócio.

Frisando que os 105 depósitos do CDS no BES foram feitos entre os dias 27 e 30 de Dezembro de 2004, "muitos deles com intervalos de minutos e a grande maioria em parcelas de 10 mil euros", os investigadores da PJ descobriram também que os recibos para justificar a entrada daquelas verbas nos cofres do partido teriam sido todos passados em datas posteriores aos depósitos. Os próprios livros com os talões de recibos teriam sido encomendados já em Janeiro de 2005.

Outros dados curiosos são os que se referem à identificação dos doadores. Os funcionários da sede nacional do CDS emitiram um total de 4216 recibos, neles anotando apenas o montante e o nome do doador, notando a PJ tratar-se provavelmente de dados fictícios, exemplificando com o "sonante e anedótico nome de doador "Jacinto Leite Capelo Rego", no valor de 300 euros".

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Escavações arqueológicas desvendam o que poderá ser a Casa da Moeda de Beja

Regional | 08:45 | 09-08-2012
Escavações arqueológicas desvendam o que poderá ser a Casa da Moeda de Beja
Escavações no antigo edificio dos Serviços Técnicos da Câmara de Beja levam à descoberta de vestígios daquilo que poderá ser a Casa da Moeda do reinado de D.João III.
As escavações arqueológicas que decorrem no edificio onde funcionava o departamento técnico da autarquia de Beja continuam a desvendar elementos de grande importância de acordo com a edição de hoje do jornal Público poderá estar ali uma Casa da Moeda que remonta a 1524 referente ao reinado de D.João III.
A arqueóloga Conceição Lopes, responsável pelos trabalhos de escavações, confirmou ao Público o aparecimento de quilos e quilos de moedas de cobre, a respectiva fundição e a oficina onde eram cunhadas.
A investigadora diz contudo que é prematuro dizer-se em definitivo que se trata da Casa da Moeda de Beja mas não tem dúvidas de que se está perante uma descoberta fabulosa. Conceição Lopes espera poder vir a ter condições para prosseguir com os trabalhos para definir com maior rigor o perfil e a dimensão do que admite possa ser a casa da Moeda de Beja.
A confirmar-se que se trata da Casa da Moeda será a segunda da Europa a ser descoberta porque só é conhecida até agora outra estrutura deste género em França.
Inês Patola

Estatuetas descobertas no Alentejo têm 4500 anos e cabem na palma da mão - Cultura - PUBLICO.PT

Estatuetas descobertas no Alentejo têm 4500 anos e cabem na palma da mão - Cultura - PUBLICO.PT
Têm o corpo esguio, bem delineado, tatuagens faciais e olhos grandes que poderiam ter incrustações Têm o corpo esguio, bem delineado, tatuagens faciais e olhos grandes que poderiam ter incrustações (Fotos cedidas pela era)

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Atleta com próteses: Oscar Pistorius tem uma vantagem injusta? - Opinião e Notícia

article image


Atleta com próteses: Oscar Pistorius tem uma vantagem injusta? - Opinião e Notícia
Oscar Pistorius, primeiro atleta com amputação dupla, a competir no atletismo nos Jogos Olímpicos (Reprodução/Internet)

Atletismo

Atleta com próteses: Oscar Pistorius tem uma vantagem injusta?(leia todo o texto)

sábado, 4 de agosto de 2012

Artista brasileiro transforma anéis olímpicos em infográficos - Opinião e Notícia

Artista brasileiro transforma anéis olímpicos em infográficos - Opinião e Notícia
Diretor de criação da Mother London, Sousa usou os cinco anéis coloridos das Olimpíadas, representando cada um dos cinco continentes que participam dos jogos de quatro em quatro anos, para exibir uma série de gráficos informativos sobre o mundo em que vivemos hoje. O tamanho do círculo representa a proporção da população dos respectivos continentes em temas variados, como a população mundial que vive com HIV, obesidade, entre outros. São 16 gráficos, um para cada dia dos Jogos Olímpicos. Inicialmente, o artista não queria revelar qual cor de anel representa os países: “Eu pensei que esse processo de descoberta poderia ser interessante.” Porém, acabou revelando o segredo. Se você quiser tentar descobrir qual continente cada cor representa, pule o próximo parágrafo e dê uma olhada nos anéis. Caso queria saber a informação, ela está logo abaixo.