terça-feira, 22 de novembro de 2011

Comissão da Verdade: antes tarde do que nunca » Opinião e Notícia

E por cá? Para quando a comissão da verdade ao fascismo e a comissão da verdade ao pós 25 de Abril que nos levou a esta desgraça?

Comissão da Verdade: antes tarde do que nunca » Opinião e Notícia
22/11/2011
Dilma Rousseff foi torturada; Luiz Inácio Lula da Silva foi preso; Fernando Henrique Cardoso foi forçado ao exílio. A presidente e dois de seus mais recentes predecessores sofreram sob o regime militar no país de 1964-85. No entanto, só agora o Brasil está planejando examinar de perto os crimes cometidos durante esses anos. Dilma anunciou uma lei para a formação de uma Comissão da Verdade, aprovada pelo Congresso no final de outubro. Seus sete membros terão dois anos para examinar assassinatos, torturas e “desaparecimentos” cometidos tanto pelo governo quanto pela resistência entre 1964 e 1988.
Uma lei pela liberdade de informação vai reforçar essa tomada na direção da abertura. Proposta pela primeira vez em 2003, a lei recebeu um empurrãozinho em setembro, quando Dilma aceitou liderar uma “iniciativa de governos transparentes” internacional com Barack Obama. A Constituição brasileira bota grande peso no direito à informação. Mas não havia legislação para concretizar os detalhes, o que tornava a apuração precisa dos fatos uma questão de persistência e sorte. Documentos podem permanecer secretos indefinidamente.

ver mais aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário