terça-feira, 4 de outubro de 2011

"Nós somos os 99%!"

"Nós somos os 99%!"PDFVersão para impressão
Terça, 04 Outubro 2011 12:32
EStadosunidosdemocracia01
Brooklyn, NY, 2011
O movimento “Ocupemos Wall Steet”, que também se autodesigna “Nós somos os 99%”, está a alastrar nas áreas financeiras de grande número de cidades norte-americanas, com presença crescente junto a Wall Street, em Nova York.
As reportagens junto dos manifestantes realizadas por vários meios de comunicação social norte-americanos e europeus revelam a heterogeneidade deste movimento de cidadãos iniciado quase sem visibilidade na semana passada e que, aos poucos, vai conquistando audiência. Vários jornais coincidem registando as semelhanças com os protestos na Praça Tahrir do Cairo e, sobretudo, dos “indignados” em Espanha.
As redes sociais são o principal factor de mobilização e de surgimento de palavras de ordem. O presidente da Câmara de Nova York, Michael Bloomberg, ajudou a chamar a atenção dos órgãos de comunicação social para o assunto quando no domingo ordenou uma operação policial de caça aos manifestantes encurralando-os na Ponte de Brooklyn para os espancar e depois prender cerca de 700, libertados algumas horas depois para voltarem à concentração então já com muito mais companheiros. Foram acusados de “desordem na via pública, entrave à circulação e obstrução à autoridade”. Deslocavam-se sem qualquer perturbação no tabuleiro da ponte quando foram encurralados assaltados pelo contingente policial. Perante os acontecimentos, a estação de televisão Fox, identificada com as correntes republicanas, acabou por fazer subir a indignação de muitos jovens ao chamar “bando de preguiçosos” aos manifestantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário