sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Apesar de não concordar em alguns pressupostos aqui fica a minha indignação. Se puder estarei presente.

www.indignadoslisboa.net

15 de Outubro – Porque é que faz sentido a indignação?

Não podemos responder a esta pergunta por ti, mas sabemos, sim, porque é que o dia 15 de Outubro (15O) será um dia especial:
1. O 15O é internacional. De uma forma nunca vista na História, esta manif decorrerá, simultaneamente, em 45 países e mais de 350 cidades do mundo, e pretende dar voz aos problemas, comuns a todas as pessoas subjugadas pelas nossas democracias, controladas, desde sempre, pela mesma casta político-financeira.
2. Esta manif será pacífica. Percebemos que a desobediência civil e a resistência pacífica são mecanismos que permitem confrontar o poder instituido de uma forma muito mais eficaz do que a violência física ou verbal.
3. Esta manif será apartidária. Não somos contra nenhum partido específico. Mas também não os favorecemos. Acreditamos que a máquina política está corrupta e que existe demasiada promiscuidade entre representantes públicos e interesses privados. Acreditamos que enquanto a política não for pensada por nós e para nós, a democracia continuará a ser uma burla, que financiamos, mas que não nos pertence.
4. Esta manif não terá lideres. Percebemos que a única forma de devolver o poder às pessoas é através da construção de uma democracia participativa. Não temos outra hipótese senão assumir a nossa responsabilidade política e renunciar a delegar noutros as nossas opiniões.
5. Esta manif terá uma assembleia. Como exemplo de um novo exercício de democracia, às 19:00, decorrerá na velha assembleia da república, uma outra, para ouvir a vontade das pessoas. Esta assembleia não tem, ou não deve ter, intenção de estabelecer agendas políticas, votações ou decretos, mas destina-se a escutar todos e perceber qual é a vontade popular, e como dar continuidade ao protesto, hoje e no futuro.
6. Esta manif terá uma vigília. Somos todos diferentes e estamos lá por diversos motivos, mas durante a noite serão formados grupos de trabalho para conversar, opinar, e conhecer as opiniões da pessoa do lado, e assim fazer crescer as conexões desta rede que já é imparável.
Desfrutemos todos muito deste dia, que é um dia de festa, Já sabemos que não estamos sós. E sabemos que não somos mercadoria nas mãos de políticos e banqueiros. ELES NÂO NOS REPRESENTAM!
O 15O será o princípio do fim desta farsa a que chamam democracia. Dia 15, a democracia sai à rua.

Sem comentários:

Enviar um comentário