domingo, 1 de maio de 2011

Primeiro de Maio - Uma data, (cada vez mais) cheia de significado...

1º de Maio de 2011


Autor Carlos Tojo
Data Fotografia 1974-05-01
Legenda 1 de Maio de 1974 - Manifestação na Pç. Giraldo
Cota AC - Propriedade Arquivo Fotográfico CME
 

Vamos hoje viver mais um dia de solidariedade para com aqueles que em todo mundo, criam todas as riquezas, trinta e sete anos depois do grande, expressivo e significativo 1º de Maio que, por todo país encheu as ruas, os largos e as avenidas deste País em defesa de valores democráticos. Um 1º de Maio que se seguia ao 25 de Abril de 1974 e era a expressão de apoio à luta iniciada pelos Capitães. Por isso estas datas não se podem dissociar, elas têm um especial significado para os Portugueses.
Neste ano, mais do que em qualquer outro, o resultado de mais de um século de lutas, de muitas greves e muitas perdas de vidas humanas está seriamente comprometido. Nunca uma crise foi tão benvinda pelos senhores da Europa para  "disciplinar" este povo que ganhou então a sua dignidade e respeito internacional.
Este ano será diferente, o liberalismo que invade a Europa chegou ao nosso País, por força das traições dos partidos socialistas que entregaram nas mãos dos especuladores financeiros a condução dos nossos interesses enquanto povo livre e independente. Completa-se assim a conquista desenfreada da velha Europa.

Para quem tivesse ilusões está agora claro que esta é cada vez mais gerida por interesses estranhos aos povos, àqueles que no fundo produzem e criam riqueza.

É por estas razões que urge neste 1º de Maio estarmos presentes, atentos às manifestações que por esse mundo vão ter lugar e às reacções dos respectivos governos. Os fazedores de crises não têm pátria, os trabalhadores precisam de se unir numa plataforma internacional de defesa de interesses mútuos. jr

Sem comentários:

Enviar um comentário