terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Famílias e promotores entregaram 6900 casas e terrenos aos bancos no ano passado - Economia - PUBLICO.PT

ENTREGUEMOS TUDO AOS BANCOS, "ELES" FICARÃO FELIZES!!!
QUERIAM CASA???
SEGUNDO "ELES" O QUE MERECEMOS É POCILGAS. SÓ QUERO SABER QUANDO JÁ NÃO TIVERMOS NADA PARA ENTREGAR!?

Famílias e promotores entregaram 6900 casas e terrenos aos bancos no ano passado - Economia - PUBLICO.PT

Agência de rating DBRS corta nota de Portugal para BBB- - Economia - PUBLICO.PT

AFINAL SER ULTRA TROIKIANO, CUMPRIDOR; AUSTERO NAS MEDIDAS NÃO TEM SERVIDO DE NADA!!! SÓ PARA CRIAR RECESSÃO E MISÉRIA. VOLTAMOS AO "POBREZINHO MAS HONRADOS"

Agência de rating DBRS corta nota de Portugal para BBB- - Economia - PUBLICO.PT
<p>Vítor Gaspar tem lembrado que a troika prevê o regresso de Portugal aos mercados em 2013</p>
Vítor Gaspar tem lembrado que a troika prevê o regresso de Portugal aos mercados em 2013

Portugal desceu um nível na escala de avaliação da agência canadiana DBRS, uma das quatro que é reconhecida pelo Banco Central Europeu (BCE). As tensões nos mercados financeiros, a falta de perspectiva de estabilização do nível da dívida e o ambiente de incerteza na zona euro ditaram uma revisão em baixa do rating português do nível BBB para BBB-. O regresso aos mercados para o país voltar a financiar-se com taxas de juro sustentáveis, antevê a agência, ainda não é certo.

O Brasil reinventa o totalitarismo

 

Bajonas Brito Junior: O Brasil reinventa o totalitarismo

O Brasil reinventa o totalitarismo – a nova máquina policial
“Estamos dentro de uma espiral de violência e repressão policial que ultrapassa a média histórica, já extremamente alta, que caracterizou sempre a história de um país elitista e discriminador.”
por Congresso em Foco | 27/01/2012

Bajonas Teixeira de Brito Junior*
, sugerido pelo leitor Roberto Ribeiro
Há muitos sintomas que hoje indicam a eclosão de uma forma peculiar de totalitarismo no Brasil. Thomas Mann, exilado durante a maior parte do tempo que durou o Terceiro Reich, definiu a Alemanha do período como o “bem que infeccionou”. O bem, porque o alemão era tradicionalmente conhecido por seu senso de ordem, disciplina, dedicação ao trabalho e obediência às leis. O agigantamento de alguns poucos sentimentos alemães (o anti-semitismo, o nacionalismo, a necessidade de obediência e hierarquia, o revanchismo, o misticismo) levaram à catástrofe. No Brasil de hoje, ainda temos que descobrir o que está por trás dos traços totalitários que se avolumam.
Observamos esses traços se ramificarem em diversas direções: nas alterações (sempre para cima) dos contratos bilionários das empreiteiras; nas concessões inconstitucionais para as obras da Copa e outros megaeventos esportivos — que, como tem enfatizado o professor Carlos Vainer, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da UFRJ, assumem a forma de um efetivo Estado de Exceção, com as garantias constitucionais anuladas em benefício da especulação imobiliária e outros grandes interesses econômicos; o mesmo aparece nos projetos colossais, como o do Plano Nacional de Banda Larga, em que salta aos olhos o modo com que, como faca quente sobre a manteiga, os “parceiros” do governo federal infringem ou denunciam os acordos no mesmo dia em que os firmam e obtém os privilégios que Estado algum concederia.
Por fim, o que provoca estremecimento e pavor, temos as operações policiais destinadas aos pobres e aos movimentos sociais, cada vez mais aparatosas em que se pode admirar a pujança do aparelhamento da repressão: helicópteros blindados em sobrevôo rasante, enormes carros blindados, viaturas novinhas em folha, armaduras articuladas com proteção amortecedora e design futurista, semelhantes às dos soldados americanos no Iraque, veículos especiais para transporte rápido de grande quantidade de cavalos, utilização da cavalaria como técnica de cerco e perseguição, etc.

Reporter se emociona com sofrimento das familias expulsas do pinheirinho...



Não foi a natueza com tsuname, nem furacão nem incêndio. Foram os homens que fizeram isto aos outros homens. Podem ainda hoje em dia acontecer situações destas? E a senhora Dilma o que diz a isto? Pensávamos que isto já não era possivel no Brasil de hoje!!!

domingo, 29 de janeiro de 2012

Sabe o que é o nojo? Sente nojo por alguém? Algum político? Então leia e perceberá melhor esse sentimento.

Arghn! O nojo é um sentimento útil

Coisas que dão aversão frequentemente apresentam um perigo para a saúde pública.

Por muito tempo deixado de lado pelos pesquisadores, o nojo entrou há alguns anos em uma fase de reabilitação. O The New York Times faz uma comparação o chamando de “Cinderela” das emoções. E “se suas irmãs malvadas, a cólera, o medo ou a tristeza, atraíram a atenção dos psicólogos, ele, foi deixado na sombra”, sublinha o jornal. Mas agora a hora do baile chegou.
Paul Rozin, psicólogo e professor emérito da universidade da Pensilvânia, é um dos pioneiros da pesquisa sobre o nojo. Ele começou suas investigações nos anos 1980: “Era sempre a outra emoção, lembra ele. Hoje é o objeto de estudo atual”.

«On massacre les Tibétains à huis-clos et le monde ne peut rien y faire»

«On massacre les Tibétains à huis-clos et le monde ne peut rien y faire»

De notre correspondant en ChinePour dissimuler la gravité des événements en train de se dérouler dans les régions tibétaines du Sichuan et du Qinghai, Pékin coupe toutes les sources d'informations.

Par PHILIPPE GRANGEREAU De notre correspondant à Pékin
Afin de dissimuler la gravité des événements qui sont en train de se dérouler dans les régions tibétaines du Sichuan et du Qinghai, le gouvernement chinois coupe systématiquement toutes les sources d'informations disponibles aux journalistes étrangers en poste en Chine.
Un écrivain tibétain de Pékin a reçu cette semaine, par trois fois, la visite de policiers en civil. Ils l'ont menacé de mesures de rétorsion si il accordait des interviews à la presse étrangère. "Je suis obligé de me taire, désolé...", explique-t-il dans un message.
Les 23 et 24 janvier, la police et l'armée chinoise ont ouvert le feu sur deux manifestations de Tibétains, tuant entre deux et neuf personnes, selon la communauté tibétaine en exil et plusieurs associations pro-tibétaines.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Participantes do Fórum Social criticam Davos e Rio+20 » Opinião e Notícia

Participantes do Fórum Social criticam Davos e Rio+20 » Opinião e Notícia

Em 27 de Janeiro de 1973 é assinado em Paris o acordo que põe fim à guerra do Vietnam.

1973: Termina a guerra do Vietnã




Em 27 de janeiro de 1973, representantes do Vietnã do Norte e do Sul, bem como dos Estados Unidos, assinaram em Paris um difícil acordo que pôs fim à guerra do Vietnã.



Nenhum outro acontecimento moveu tanto a opinião pública internacional nos anos 60 e 70 quanto a guerra do Vietnã. Pela primeira vez na história, as atrocidades dos campos de batalha foram exibidas no "horário nobre" das tevês: vietnamitas queimados por bombas de napalm, o fuzilamento de um rebelde pelo chefe da polícia de Saigon com um tiro na cabeça, o massacre de My Lai por soldados norte-americanos.
Mais de um milhão de vietnamitas e 55 mil combatentes dos EUA morreram no conflito. A assinatura do acordo de paz, em 27 de janeiro de 1973, alimentou grandes esperanças. O cessar-fogo firmado em Paris deveria significar o fim da guerra do Vietnã.
Com isso, o presidente norte-americano Richard Nixon queria terminar a intervenção militar dos EUA na Indochina: "Falo hoje à noite no rádio e na televisão para anunciar que fechamos um acordo que põe fim à guerra e deve trazer a paz para o Vietnã e o Sudeste Asiático.
Durante os próximos 60 dias, as tropas norte-americanas serão retiradas do Vietnã do Sul. Temos de reconhecer que o fim da guerra só pode ser um passo em direção à paz. Todas as partes envolvidas no conflito precisam compreender agora que esta é uma paz duradoura e benéfica".
VER MAIS AQUI

Guerra do Vietnã chega ao fim após 16 anos (1997)

DEPUTADO TÚLIO ISAC CRITICA PROFESSORES! COMO É DEPUTADO? J?

Considerada uma das musicas mais relaxantes. Weightless. RELAXE VOCÊ TAMBÉM



VER MAIS AQUI

Bridget Kyoto partage les richesses

DIA 27 DE JANEIRO- COMEMORANDO O HOLOCAUSTO

International Holocaust Remembrance Day
Child survivors of the Holocaust filmed during the liberation of Auschwitz concentration camp by the Red Army, January 1945 (Photo source: Wikipedia)27 January 2012 -- The United Nations has designated 27 January as an annual International Day of commemoration in memory of the victims of the Holocaust. On this date in 1945, the Auschwitz-Birkenau death camp was liberated by Soviet Red Army troops.

Auschwitz, in southern Poland, was the biggest Nazi death camp. Up to 6 million Jews, as well as hundreds of thousands of others deemed undesirable due to ethnic origin, religious or political beliefs, sexual orientation, or other reasons were murdered during the Holocaust.

Every member nation of the U.N. has an obligation to honor the memory of Holocaust victims and develop educational programs as part of an international resolve to help prevent future acts of genocide. This year's theme is "Children and the Holocaust" and film screenings, exhibits and talks sharing children's stories during that era are being shared to spread awareness of their experiences.

Sources: United States Holocaust Memorial Museum, Task Force for International Cooperation on Holocaust Education, Remembrance, and Research

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

COMISSÃO DA VERDADE ...no Brasil é assim... e nós o que tivemos? Pides a fugir das cadeias...

OAB criará gabinete B para Comissão da Verdade

Objetivo é reunir a maior quantidade de documentação possível de familiares de vítimas para fomentar as pesquisas e bancos de dados da Comissão em Brasília. Por Leandro Mazzini

OAB criará gabinete B para Comissão da Verdade
Precursora da Comissão da Verdade, por suas campanhas de dois anos atrás sobre os desaparecidos políticos, a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Rio de Janeiro vai criar a Comissão da Memória e da Verdade, revelou à coluna o presidente da entidade, Wadih Damous. O objetivo é reunir a maior quantidade de documentação possível de familiares de vítimas de torturados e desaparecidos para fomentar as pesquisas e bancos de dados da Comissão em Brasília. Apesar de o conselho da Comissão, de sete membros, não ter sido ainda nomeado pela presidente Dilma Rousseff.
OIT: Crise do Euro resulta da baixa de saláriosPDFVersão para impressão
Quarta, 25 Janeiro 2012 13:37
alemanhaprotestos01
A baixa dos salários na Alemanha durante os últimos dez anos como motor da competitividade das exportações do país é a “causa estrutural” da crise da Zona Euro, segundo um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Ao nível interno, a situação provocou, de acordo com o documento, uma crescimento das desigualdades a uma velocidade nunca vista recentemente, nem mesmo durante o período da anexação da antiga RDA.
“Os custos do trabalho na Alemanha caíram na última década em comparação com os dos seus concorrentes, pondo o crescimento sob pressão, com consequências nefastas para a viabilidade das suas finanças públicas”, sublinha o relatório publicado na sede da OIT, em Genebra. Mais grave ainda, prossegue, “os países em crise não puderam utilizar o caminho das exportações para compensar a fraqueza da procura doméstica porque a sua indústria não consegue tirar proveito de uma procura interna mais forte na Alemanha”.
A situação não decorre apenas da política laboral do consulado Merkel, que está a ser tomada como modelo em toda a Zona Euro e o primeiro ministro italiano pretende por em prática dentro de um mês. A OIT sublinha que a origem está nas reformas liberais postas em prática em 2003 pelo governo Schroeder de aliança entre os sociais democratas e os Verdes. O relatório recorda que essas reformas assentaram na “redução dos rendimentos de baixo nível (…), nomeadamente nos serviços ou novos empregos, essencialmente à base dos salários”. Ao mesmo tempo, sublinha, “pouco foi feito para melhorar a competitividade através de uma progressão da produtividade”.
Por isso, acrescenta o relatório da OIT, “a política de deflação salarial não apenas amputou o consumo, que se estabeleceu um ponto percentual abaixo do verificado no resto dos países que compõem a Zona Euro no período entre 1995 e 2001, como conduziu a um crescimento das desigualdades a uma velocidade jamais vista, mesmo no choque a seguir à reunificação”.
Com base em dados da OCDE, a OIT deduz que ao nível europeu este quadro “criou as condições para um marasmo económico prolongado porque os outros países vêem cada vez mais a política de deflação dos salários como solução para a sua falta de competitividade”.
A análise da OIT considera ainda que a contribuição da deflação salarial para a criação de emprego na Alemanha “não é assim tão clara” porque “os recentes êxitos da exportação se devem pouco a essa política salarial explicando-se mais pela orientação dos exportadores alemães para os mercados emergentes dinâmicos”.

Fim do "Este tempo" ou as Crónicas silenciadas

É ASSIM QUE ELES COMEÇAM!!!
DANTES ERA DE MANSINHO; AGORA NEM SE DÂO AO TRABALHO. FECHAM E PRONTO.
A PUTA ESTA ATENTA!!!

Fim do "Este tempo" ou as Crónicas silenciadas
«Bom dia a todas e a todxs.
Um das bases fundadoras da democracia é a liberdade, e foi em nome da liberdade que eu fui convidada para fazer esta crónica na antena 1, há 2 anos.
Fui informada de que hoje é a última vez que vos falo. Tenho diante de mim 2 grandes profissionais da rádio, o Ricardo Alexandre e o António Macedo, com quem tive a honra de partilhar o inicio das manhãs de 3ª feira e com quem aprendi muito, como aprendi com outros que não estão aqui, como a Alice Vilaça e o José Guerreiro, que fazem um excelente serviço público. A minha crónica era um espaço para mostrar o que de novo de passa em Portugal e no mundo. Para a fazer todas as semanas tive que estudar economia, sociologia, ecologia, política, história, a história do nosso país e a história das pessoas no mundo, como é que nós evoluímos, como é que nós saímos das cavernas e conseguimos hoje construir a paz, sistemas democráticos, como a longa luta pela justiça social e por uma vida digna foi decorrendo ao longo do tempo.

Rui Tavares quer investigação sobre ida de empresas para “buracos negro da fiscalidade” - Economia - PUBLICO.PT



Rui Tavares quer investigação sobre ida de empresas para “buracos negro da fiscalidade” - Economia - PUBLICO.PT
Mesmo que não consigamos para já marcar a agenda europeia de tal forma que as instituições se convençam de que a competição fiscal entre estados-membros é perniciosa para todos, há uma série de coisas que a Comissão podia ir fazendo, como estudar a dimensão do fenómeno da fuga fiscal legal”, afirmou à Lusa Tavares, eleito para o Parlamento Europeu nas listas do Bloco de Esquerda e actualmente integrado no grupo dos Verdes.

Um pão, um pacote de arroz, um pacote de leite e moedas para ajudar Cavaco - Política - PUBLICO.PT

Um pão, um pacote de arroz, um pacote de leite e moedas para ajudar Cavaco - Política - PUBLICO.PT
Pediu-se moedas para ajudar o Presidente da República
Entre 200 e 300 pessoas, segundo contas do PÚBLICO, boa parte deles reformados, compareceram à chamada para a manifestação à porta do Palácio de Belém, em Lisboa. Foi um protesto simbólico contra as declarações do Presidente da República a propósito das suas reformas.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

QUER SABER MAIS SOBRE A POLÉMICA DO "MEIN KAMPF"?

L'entrée de "Mein Kampf" dans le domaine public début 2016 encourage le projet d'une édition critique du livre. Mais continue d'inquiéter.
Image tirée du documentaire "Apocalypse, Hitler".
Image tirée du documentaire "Apocalypse, Hitler".©AFP

Le juge Garzón sur le banc des accusés

Le juge Baltásar Garzón à son audience du 17 janvier dernier.

Campanha de solidariedade com família Cavaco Silva - Politica - DN

Campanha de solidariedade com família Cavaco Silva - Politica - DN

Cavaco e a síndrome de Maria Antonieta - Opinião - DN

Diz o mito que Maria Antonieta, rainha de França, respondera, sobranceira, a um pedido de pão feito por pobres: "Não têm pão? Comam brioches". Diz a história que isto não se passou, que ela até se preocupava genuinamente com os miseráveis das ruas, vislumbrados do alto da sua carruagem, mas que a Revolução Francesa, a raiz da democracia, se construiu também em cima dessa discrição de arrogância cínica, ignorante, mais tarde vingada a golpe de guilhotina.


Cavaco e a síndrome de Maria Antonieta - Opinião - DN

COHN-BENDIT: A Europa negoceia un tratado que não necessita...

Cohn-Bendit : «L’Europe négocie un traité dont elle n’a pas besoin»

InterviewCoprésident du groupe Verts au Parlement européen, Daniel Cohn-Bendit prône une stratégie de relance à côté d’un nouveau pacte budgétaire.

Par JEAN QUATREMER BRUXELLES (UE), de notre correspondant

Danioel Cohn-Bendit, en avril. (Photo Fred Kihn)

Pour Daniel Cohn-Bendit, coprésident du groupe Verts au Parlement européen, le futur traité sur la stabilité, la coordination et la gouvernance dans l’Union européenne, débattu demain par les ministres des Finances des Vingt-Sept, ne «sert à rien». Et oublie la relance économique. Ce traité créant une «union budgétaire» entre les Etats de la zone euro est-il nécessaire ? Pour le Parlement, absolument pas. Tout existe déjà dans les textes que nous avons adoptés l’an dernier, en particulier dans...

crise? qual crise?

Até o camarada Espinho se indigna!!! A coisa ta preta!!!

crise? qual crise?

KÁTIA GUERREIRO NO OLYMPIA ESTA NOITE



23 janvier 2012

Le fado guérisseur de Katia Guerreiro

Par FRANÇOIS-XAVIER GOMEZ
    Au Portugal on appelle doutor toute personne diplômée d’un titre universitaire, mais Katia Guerreiro est réellement docteur : médecin urgentiste en exercice. C’est rassurant pour le spectateur, d’autant qu’il y a de quoi se pâmer d’émotion en écoutant cette chanteuse de 35 ans, née en Afrique du Sud et élevée aux Açores. Adulée au Portugal, Katia Guerreiro s’est aussi frayé un chemin sur le difficile marché brésilien, enregistrant au passage avec les stars locales Maria Bethânia ou Martinho da Vila. Elle sera ce soir pour une consécration à l’Olympia, la salle ou triompha si souvent Amália Rodrigues, modèle de toutes les fadistas d’aujourd’hui
L’Olympia (75009), ce soir 20 h. Le 16 mars à Saint-Ave, le 17 à Vitré, le 20 à Cambrai, le 22 à Nancy, le 29 à Cenon, le 30 à Riom, le 31 à Nantes, le 13 avril à Rambouillet.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Pensões de miséria - Opinião - DN

NUNO SARAIVA

Pensões de miséria - Opinião - DN
Das duas, uma: ou Aníbal Cavaco Silva teve um lapso de lucidez, ou decidiu expor da forma mais despudorada e obscena o enorme desprezo e falta de respeito que tem pelos seus concidadãos.

Vamos, pois, aos factos. Abordado ontem por jornalistas no Porto sobre o facto de, enquanto reformado do Banco de Portugal, receber subsídio de férias e de Natal, o Presidente da República decidiu embaraçar-se primeiro e responder depois.

Disse Cavaco, cito de cor, que os 1300 euros mensais (líquidos?) que recebe da Caixa Geral de Aposentações, para a qual descontou mais de 40 anos, "ouviu bem? 1300 euros", sublinhou, "quase de certeza não vão dar para pagar as minhas despesas".

Antes de mais, a pergunta era ao pensionista do Banco de Portugal e não ao reformado da Caixa Geral de Aposentações, como, num exercício de "chico espertice" tipicamente lusitano, o Presidente da República quis deliberadamente conduzir a resposta, omitindo aquilo que, nem duas horas depois, lhe caiu em cima: a declaração de rendimentos entregue a 14 de dezembro de 2010 no Tribunal Constitucional, aquando da sua recandidatura à Presidência da República, em que publicita como é de lei os euro140 601,81 auferidos anualmente em pensões.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

FINALMENTE UMA BOA NOTÍCIA!!! Supremo condena Domingos Névoa por corrupção na permuta de terrenos do Parque Mayer - Sociedade - PUBLICO.PT


Supremo condena Domingos Névoa por corrupção na permuta de terrenos do Parque Mayer - Sociedade - PUBLICO.PT

O empresário Domingos Névoa, um dos donos da Bragaparques, foi condenado nesta sexta-feira pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) a cinco meses de prisão pela prática de um crime de corrupção activa após ter tentado subornar o vereador da Câmara de Lisboa José Sá Fernandes, através de contactos com o seu irmão Ricardo, para que o primeiro desistisse da acção popular que contestava a permuta dos terrenos do Parque Mayer pelos da Feira Popular.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

VEREMOS NA RUA!!! Governo: Temos hoje uma "coligação social importante" -- Passos Coelho

VEREMOS NA RUA!!! OS QUE NOS REPRESENTAM HOJE JÁ NÂO ESTÃO NEM NA ASSEMBLEIA NEM NOS SINDICATOS.
Lisboa, 17 jan (Lusa) - O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, considerou que o Governo dispõe hoje de uma "coligação social importante" e agradeceu a todos os "que saem da sua zona de conforto" e "da sua postura reivindicativa tradicional".
Passos Coelho fez estas declarações durante uma cerimónia de assinatura de protocolos de cooperação entre o Governo e as associações representativas das instituições particulares de solidariedade social (IPSS), na residência oficial de São Bento, em Lisboa, horas depois de ter sido alcançado um acordo em sede de concertação social com todos os parceiros sociais exceto a central sindical CGTP-IN.
"Creio que o Governo, que assenta nesta coligação forte entre dois partidos que têm sido incansáveis em apoiar o Governo nesta tarefa, evidencia hoje também dispor de uma coligação social importante para que o país saiba qual é a direção que está a ser seguida e o que é que todos, mas todos, estamos a fazer para vencer esta crise e para viver melhor", declarou o primeiro-ministro.


Ler mais: http://aeiou.visao.pt/governo-temos-hoje-uma-coligacao-social-importante-passos-coelho=f642957#ixzz1jl2k4hnY

EMIGRAÇÂO, POLÍTICA NACIONAL DE EMPREGO Médicos portugueses procuram emprego em França - Sociedade - PUBLICO.PT

EMIGRAÇÂO, POLÍTICA NACIONAL DE EMPREGO

Depois dos professores, os médicos que os arquitectos,  engenheiros e enfermeiros já foram e tambem os operários e camponeses e os restantes jovens.

Quando todos tivermos ido "eles" governarão em Paz, só que nessa altura "eles" terão de trabalhar para si própios, coisa que de certeza não sabem fazer.

França e Alemanhã até neste negócio ganham pois não investiram um único tostão na formação destes jovens.

A sua formação foi paga com os nossos impostos.

Fazem falta no nosso país para cuidar do nosso povo e fazer progredir Portugal.

Não haverá para aí um país, bem longe, que importe "políticos", "mentirosos", "traidores"???

Esses ninguém os quer!

Médicos portugueses procuram emprego em França - Sociedade - PUBLICO.PT

Socialistas já entregaram ao PCP, BE e PEV requerimento para fiscalizar constitucionalidade do OE - Política - PUBLICO.PT

FINALMENTE UMA VOZ DISCORDANTE!!!
A deputada independente do PS Isabel Moreira entregou nesta terça-feira às bancadas do PCP, Bloco de Esquerda e “Os Verdes” o requerimento para suscitar a fiscalização sucessiva do Orçamento do Estado para 2012 junto do Tribunal Constitucional.
Isabel Moreira, o ex-ministro da Justiça Alberto Costa e o ex-porta-voz socialista Vitalino Canas são os três principais dinamizadores do requerimento para suscitar a constitucionalidade do Orçamento - iniciativa que tem a oposição da direcção do Grupo Parlamentar do PS.
Socialistas já entregaram ao PCP, BE e PEV requerimento para fiscalizar constitucionalidade do OE - Política - PUBLICO.PT

AGIR CONTRA O DESEMPREGO...OCUPAÇÃO DOS SERVIÇOS DE EMPREGO...

«Aujourd'hui, Pôle Emploi, c'est la police des miséreux»
Ce mardi, à la veille d'un sommet social convoqué par l'Elysée, de nombreuses agences Pôle Emploi devraient être occupées à travers toute la France (retrouvez ici la liste de tous les lieux de rendez-vous). Un mouvement de contestation auquel participent Agir contre le chômage, Stop Précarité, la CGT chômeurs, ou encore les Indignés.


Xavier Renou (photo DR), porte-parole du collectif les Désobéissants, qui compte parmi les organisateurs, explique les motivations et visées d'une telle action.
.
De quand date l'appel «Occupons Pôle Emploi» et pour quelles raisons a-t-il été lancé ?
Le mot d'ordre a été donné au mois de décembre. Mais l'idée n'est pas nouvelle. Il y a déjà eu des occupations d'agences par des chômeurs dans les années 90 et 2000, notamment pour demander une prime de fin d'année.
Aujourd'hui, c'est la politique actuelle qui tend à maintenir un haut taux de chômage, que l'on dénonce. Le gouvernement tient un discours en faveur de l'emploi, mais il n'y a pas d'actes derrière. Ou alors les politiques sont complètement incompétents, depuis le temps. Mais je crois surtout que c'est hypocrite. Les choix qu'ils font sont contraires à leur discours public. Plutôt que d'agir pour créer des emplois, ils dérégulent l'économie. C'est la logique néolibérale. On garde un niveau de chômage élevé, qui permet une pression à la baisse sur les salaires et une précarisation des travailleurs. Avec cette action du 17 janvier, on espère peser sur les présidentielles, mais aussi sur les choix économiques des partis actuellement au pouvoir en Europe.
Pourquoi avoir choisi d'occuper les agences Pôle Emploi plutôt qu'une manifestation classique ?
La date n'est pas choisie au hasard : on agit la veille du Sommet pour l'emploi de Nicolas Sarkozy. Et on voulait une action d'ampleur nationale. Donc, c'était plus logique d'occuper Pôle Emploi que de manifester devant le ministère du Travail.
Et, surtout, on a un deuxième objectif : aller à la rencontre des agents de Pôle Emploi, qui sont en grande souffrance. Leur vocation a changé. Ils ne sont plus là pour aider, mais pour mettre en place une politique de radiation des chômeurs. En allant dans les agences, on dénonce avec eux le traitement odieux qui est fait aux demandeurs d'emploi. On peut aussi réfléchir à des actes communs de résistance. Pôle Emploi, c'est aussi symbolique. Comme pour dire : «Ci-gît un ancien service public», devenu une machine à broyer les chômeurs. Car c'est bien cela : aujourd'hui, Pôle Emploi, c'est la police des miséreux.
Qu'est-ce que vous espérez provoquer avec cette journée d'occupation et quelle suite prévoyez-vous ?

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Prisão de Guantánamo completa dez anos


Prisão de Guantánamo completa dez anos

Apesar da promessa de Obama na eleição de 2008, não há expectativa de que ela seja fechada

Nesta quarta-feira (11/01), um polêmico capítulo na história da luta pelos direitos humanos em âmbito internacional completa dez anos. A prisão norte-americana de Guantánamo, no sudeste de Cuba, chega a uma década de funcionamento e sem qualquer previsão para o encerramento de suas atividades

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/19101/prisao+de+guantanamo+completa+dez+anos.shtml

Efe

Ativistas pelos direitos humanos protestam contra o funcionamento da prisão, em Londres

O local foi inicialmente aberto para receber acusados por terrorismo, poucos meses após os atentados de 11 de Setembro de 2001 contra os Estados Unidos, arquitetados pela rede terrorista Al Qaeda. Os primeiros 20 presos, detidos no Afeganistão, chegaram à base militar exatamente em 11 de janeiro de 2002.

Atualmente, a prisão abriga 171 prisioneiros, incluindo um acusado de ser um dos supostos mentores dos atentados às Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e à sede do Pentágono, em Washington. Enquanto 36 aguardam por julgamentos, outros estão sem perspectiva de receber a sentença. Entre todos os presos, há 46 que os EUA consideram perigosos, mas não podem acusá-los por falta de provas.

Como os acusados foram presos de acordo com a jurisdição militar norte-americana, podem seguir detidos sem prazo definido. Além disso, por lei assinada no último ano pelo presidente Barack Obama, os presos podem ser julgados em um tribunal militar localizado na própria base onde está localizada a prisão.

Em 2009, logo após assumir a Presidência, Obama afirmou que fecharia a prisão em, no máximo, um ano. Apesar disso, a prisão continua em atividade e é alvo de fortes críticas de organismos internacionais que lutam pelos direitos humanos.

Concertação: «Tenho de dar razão à CGTP»


Constança Cunha e Sá defendeu esta noite na TVI24 que Portugal estar a efectuar uma desvalorização do trabalho à custa dos trabalhadores e que por isso mesmo «dá razão à CGTP».

«O que acontece é que de facto é que não tendo Portugal possibilidade de diminuir e desvalorizar a moeda, o que está a acontecer é que estamos a desvalorizar o valor do trabalho. Agora, o problema é que isso é muito feito muito à conta dos trabalhadores e eu aí, tenho de dar razão à CGTP porque é muito feito à conta dos trabalhadores, seja funcionários públicos, seja por trabalhadores à conta de outrem», disse.
Ver video aqui

Cinema: "Sangue do meu sangue" foi o filme nacional mais visto o ano passado - ICA


Lisboa, 16 jan (Lusa) -- "Sangue do meu sangue", de João Canijo, foi o filme nacional mais visto em Portugal, no ano passado, totalizando 20.953 espetadores, segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
O filme, protagonizado por Rita Blanco, Anabela Moreira e Cleia Almeida, foi estreado em outubro e gerou uma receita bruta de 97.784 euros, segundo a mesma fonte.
No segundo lugar ficou "Complexo universo paralelo", de Mário Patrocínio, com 17.135 espetadores e uma receita bruta de 85.171 euros.


Ler mais: http://aeiou.visao.pt/cinema-sangue-do-meu-sangue-foi-o-filme-nacional-mais-visto-o-ano-passado-ica=f642828#ixzz1jeiTDEE3

Ás armas companheiro, pela liberdade, só por ela!

15 de janeiro de 2012 às 23:46

O rapper, a foto e a reintegração de posse

sugerido pelo Igor Felippe

A partir da foto do Estadão (uma outra, da mesma situação, foi publicada aqui, anteriormente) que mostra os moradores do bairro de Pinheirinho, em São José dos Campos, preparados para enfrentar a reintegração de posse, o rapper Emicida escreveu em seu blog:
Senti orgulho de ver nossos irmãos no front e tristeza pela situação em si, que ainda muito se repetirá por nosso país. Meu desejo com este texto e com estas palavras, é enviar-lhes força, pois partilhamos do mesmo sonho, um Brasil sem desigualdade social, onde não exista tanta terra na mão de tão pouca gente, um país onde os mais pobres não tenham que pagar com o que não tem, pelas ideias bilionárias de quem pouco se importa com quantas vidas serão destruídas pela construção dos alicerces de seus edifícios. E ainda chamam isto de progresso! Na verdade até é: o termo progresso possui uma conotação ambígua, o que nos resta é lutar para que o termo possa ser empregado mais vezes com um sentido positivo.
Esta semana, coincidentemente, recebi o email de um companheiro do MST que me enviou a letra de “Num É Só Ver”, dizendo como esta letra trabalhava o tema com perfeição. Sincronicidade é foda! Nossos corações estão ligados a um mesmo sonho, a uma mesma luta, é involuntário que nossas poesias sejam um espelho disto.
Muito amor e todo apoio ao povo do Pinheirinho.
A rua é nóiz.
Emicida
Num é só ver
(Rael da Rima/ Emicida)
Empresários perdem milhões
Pobres acham, devolvem
Barões matam nações
Que se refazem, se movem
Manipulam informações
Fodem!
Grandes populações
Que não se envolvem
Trancados em mansões
É, eles podem
Seguros das monções
Oh right, no problem
Epidemias, liquidações
Dormem pessoas simples nos barracões
Orem
Calam manifestações
Olhem
Por cifras, com vidas
Não estranhe que joguem
Atrás de notícias compradas
Se escondem
Sem dó tiram comida
De outro homem
Artistas fazem rir
Presidentes fazem chorar
Tiros são barulhentos
Mas não impedem de escutar
O canto dos que lutam pelo povo
Sempre vivo
Gente louca faz música
Gente séria explosivo.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Ai Macedo, Macedo...já não há homens sérios...mais um carraça...









Sabemos que Braga de Macedo foi ministro das Finanças de Cavaco Silva e que é militante do PSD, pelo qual foi deputado. Sabemos que foi nomeado por Passos Coelho para definir a política externa económica deste governo, à qual Paulo Portas não ligou pevide. Sabemos que depois disso foi escolhido, com Eduardo Catroga, Celeste Cardona e Paulo Teixeira Pinto, todos do PSD e do CDS, para o Conselho de Supervisão da EDP. Sabemos que é Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT). Não sabemos, nem em princípio teríamos nada que saber, que tem uma filha, Ana Macedo, que é artista plástica.
Ana Macedo fez, em Julho do ano passado (só agora tive acesso a essa informação) uma exposição em Maputo. "Caras e Citações: uma interpretação estética sobre Universidade, Cultura e Desenvolvimento". A exposição teve o apoio do Instituto Camões. E, coisa rara, não foi no seu centro cultural, mas na bonita estação de caminhos-de-ferro (que tive oportunidade de conhecer) . Teve o apoio do Instituto Camões. Continuo a não ter nada para dizer. É excelente que o Instituto Camões apoie e divulgue os artistas plásticos portugueses (deixo de fora deste texto qualquer consideração sobre a qualidade da exposição, que aqui não vem ao caso, até porque só vi as fotos da dita). E o facto da artista ser filha de quem é não a deve prejudicar. Portugal é pequeno e a probabilidade de alguém ser filho de alguém com responsabilidades em alguma área não é pequena.
O problema vem depois. Além do Instituto Camões, outra instituição do Estado apoiou o acontecimento. Sim, já adivinharam: o Instituto de Investigação Científica Tropical. O mesmíssimo que o pai da artista plástica dirige. Garante um português que vive em Maputo há quinze anos e que conhece bem a vida cultural da cidade que nunca o IICT patrocinou algum acontecimento cultural em Maputo.
Alertado por este post, fui investigar a coisa. Bastaram uns telefonemas e umas buscas na Net. É tudo é feito às claras, como se se tratasse da coisa mais natural do mundo. O apoio do IICT a esta exposição e a esta artista já vem de Lisboa, com uma parceria entre a Faculdade de Letras (no âmbito do seu centenário) e este laboratório do Estado, através do seu projeto "Saber Continuar". Na altura, a artista agradeceu "por esta oportunidade de criar um projeto que se tem revelado propício à partilha de metas comuns de desenvolvimento cultural". Mas mais ainda: outra exposição Ana Macedo, em Março de 2010, agora sobre Jorge Borges de Macedo (pai do presidente e avô da artista - fica tudo em família), contou com o apoio desta instituição pública, mais uma vez no âmbito do tal projeto "Saber Continuar". E parei aqui a investigação, com a certeza que iria encontrar muito mais nesta frutuosa relação familiar com dinheiros públicos.
É natural que Braga de Macedo goste da sua filha e a tente ajudar na sua carreira. Assim fazem todos os pais. Não é natural que use os nossos recursos para o fazer. O IICT não lhe pertence nem é uma fundação ou empresa privada. É-me desconfortável falar da vida familiar de qualquer pessoa. Até porque odeio que falem da minha. Mas é quem usa o que é de todos para ajudar os seus que expõe a sua família ao escrutínio público. Faz mal duas vezes: a nós e a quem quer ajudar.
Caberá a Braga de Macedo explicar este comportamento eticamente inaceitável. Com que critérios usou dinheiros do Estado (pouco ou quase nada, tanto faz) para apoiar a carreira da sua própria filha? Como explica o mais despudorado dos nepotismo na gestão da coisa pública? E mais não digo, que começo a ficar cansado de tanto desplante.


Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/a-filha-de-braga-de-macedo-e-o-nosso-dinheiro=f699215#ixzz1jTQUCUwG

Lá como cá!!! Pinheirinho se arma

NEM MARQUES MENDES ACREDITA NO COELHO...

VEJA AQUI:http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/13555064/2

É SÓ MAIS UM JEITINHO PARA AJUDAR A EMPOBRECER OS PORTUGAS...os que andam de transporte público...claro Aumento de 50% no passe do metro de Lisboa - JN

Aumento de 50% no passe do metro de Lisboa - JN
m nome da uniformização do preço dos passes dos metros de Lisboa e Porto, o Governo prepara-se para aumentar em 50% o custo do passe urbano do metro de Lisboa: passa de 23,90 euro para 36 euros, enquanto a assinatura mensal Z3 do Andante baixa 50 cêntimos.
foto Natacha Cardoso/Global Imagens/Arquivo
Aumento de 50% no passe do metro de Lisboa
Objectivo é a uniformização do preços dos passes dos metros de Lisboa e Porto
Ao que o JN apurou, o objectivo do Governo é acabar com as discrepâncias de preço entre os valores das assinaturas mensais da rede urbana dos metros de Lisboa e Porto, aquelas que são utilizadas por mais pessoas. Mas esta opção vai constituir mais um aumento brutal para os utilizadores da rede urbana do metro de Lisboa: passam a pagar mais 16,45 euros em menos de um ano.

Quando até PAULO RANGEL pede cuidado... Paulo Rangel pede cuidado redobrado nas nomeações para cargos dirigentes - Política - PUBLICO.PT

Paulo Rangel pede cuidado redobrado nas nomeações para cargos dirigentes - Política - PUBLICO.PT
O eurodeputado social-democrata Paulo Rangel defendeu sexta-feira à noite, em Coimbra, que o Governo deve ter o máximo de cuidado nas nomeações, sob pena de afectar a sua credibilidade e legitimidade para impor sacrifícios aos portugueses.
“Há uma questão de imagem e se não houver muito cuidado, e julgo que não tenha havido o cuidado suficiente, por mais que a consciência esteja tranquila, pode-se perder alguma legitimidade ou credibilidade na exigência das medidas de austeridade”, disse Paulo Rangel, a propósito das recentes nomeações para cargos dirigentes.

Salientando que há “todas as condições” para acreditar nas explicações do primeiro-ministro, o eurodeputado do PSD ressalva, no entanto, que “este tipo de episódios tem de ser realmente evitados, independentemente das coisas terem sido feitas de acordo com as regras e a ética”.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

FMI E DEMAIS AGIOTAS NO SEU MELHOR!!!Pobreza faz pais abandonarem filhos » Opinião e Notícia

Crise econômica obriga famílias a deixarem seus filhos em instituições de caridades

Em Atenas, certos pais pobres demais para atender às necessidades de seus filhos preferem abandoná-los em centros de assistência social. A situação no país está tão desesperadora que vem forçando famílias a tomar medidas desesperadas. É o caso de Maria, uma jovem solteira desempregada há mais de um ano, que se viu obrigada a se desfazer do que ela tinha de mais precioso, a sua filha, colocada na instituição SOS Crianças da cidade.
“Eu posso sofrer, mas por que ela precisaria sofrer também?”, desabafa.
Maria passava a maior parte dos seus dias procurando emprego, muitas vezes deixando sua filha de oito anos, Anastasia, sozinha em casa. Nesse meio-tempo, a mãe perdeu 25kg.
“Eu choro todas as noites, mas o que eu posso fazer?”, conta Maria. “Meu coração dói, mas eu não tenho escolha”.


Pobreza faz pais abandonarem filhos » Opinião e Notícia

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cortes salariais: Tribunal decide em favor de trabalhadores dos CTT em luta

Cortes salariais: Tribunal decide em favor de trabalhadores dos CTT em luta
O Tribunal do Trabalho de Lisboa decidiu que a administração dos CTT terá de indemnizar os trabalhadores com valor correspondente aos 5% de salário cortado e acrescidos de juros de mora legais, até integral pagamento.

Este é o resultado de uma longa luta protagonizada pelo Sindicato Democrático dos Trabalhadores das Comunicações e dos Media contra as medidas aprovadas e postas em prática pelo Governo de José Sócrates, desde 1 de Janeiro de 2011, que reduziram os salários da função pública em 5%.

O assalto à democracia - Opinião - DN

O assalto à democracia - Opinião - DN
Temos de aceitar tudo o que nos é imposto com fatalista resignação? A violência das obrigações imputadas autoriza-nos a reagir com semelhante atitude, exactamente porque o que poderá ser legal perdeu a...

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

FOI VOCÊ QUE PEDIU NUCLEAR??? A ‘caixa preta’ de Fukushima » Opinião e Notícia

A ‘caixa preta’ de Fukushima » Opinião e Notícia

Os vales da cidade de Namie, na costa de Fukushima, são de tirar o fôlego. A estrada é estreita, rente a desfiladeiros íngremes. O cenário é lindo, mas é o último lugar onde você gostaria de ver o êxodo de 8 mil pessoas que fogem do vazamento nuclear de uma usina de energia nas proximidades.
Ao longo desta estrada, um dia depois do terremoto e tsunami de 11 de março de 2011, moradores dirigiram por mais de três horas para chegar a uma aldeia isolada, onde eles pensavam estar em relativa segurança. O que eles não sabiam é que estavam indo de encontro a uma névoa invisível de material radioativo, que fez deste um dos pontos de pior radiação no Japão, muito pior do que a cidade que eles tinham abandonado, apenas há dez minutos da usina Fukushima Dai-ichi. Foi através de um relatório, publicado em agosto no jornal The New York Times, que os desabrigados ficaram sabendo que tinham sido expostos a tal perigo, graças à negligência do governo.

Entrega na AR da Lei Contra a Precariedade começa a ser divulgada na imprensa

Precariedade começa a ser divulgada na imprensa
Colocamos aqui uma reportagem do Público, bem como ligações para as notícias que vão furando e permitindo a divulgação pública da Lei Contra a Precariedade. Esta é apenas a 2a vez em Democracia, que os cidadãos propõem uma lei (a 1a foi dinamizada pela Ordem dos Arquitectos). Mas é mesmo a primeira vez que movimentos ou grupos de cidadãos, organizações informais, se juntam para propor uma solução para todo o país, contra a precariedade. Porque sabemos que a precariedade não é inevitável e que ela é uma escolha destrutiva, da vida das pessoas, e do país.



Vê ainda:
Lei contra a Precariedade vai ser entregue esta quinta-feira no Parlamento
35 mil pedem Lei Contra a Precariedade

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Ciclo de conferências sobre o tema:

Ciclo de conferências sobre o tema:
“Emigração no sec XXI”


Serão oradores os melhores especialistas da actualidade. Promoção: PM &Cia. Acesso gratuito.
(Ver programa em anexo aqui

 
 

O ANO DO POVO - Crónica Correio Alentejo

O Mundo aconteceu mais no ano passado do que em toda a minha vida.
O povo saiu à rua e gritou!
Na Tunísia milhares de manifestantes puseram fim à ditadura que vigorava desde 1987 e Ben Ali viu-se obrigado a fugir do País. Iniciou-se a Primavera Árabe. O povo gritou!
A praça Tahir, no Egipto,  encheu-se de gente que reivindicou melhores condições de vida, fim do desemprego, direito à habitação e à liberdade de expressão. O regime de Mubarak, no poder há quase 30 anos, caiu. O povo saiu à rua! E gritou! E alcançou!
Por cá, a 12 de Março, 300 mil pessoas de todas as idades e extractos sociais saíram à rua e gritaram. Eis a maior manifestação de que tenho memória e o País também. Portugueses à rasca ajudaram a derrubar Sócrates. O povo usou a palavra e as palavras!
Na Islândia, a dívida do País à banca foi a referendo e os islandeses chumbaram-na com dois rotundos Não!
Na Espanha, o divórcio entre as elites políticas institucionais e a juventude, ficou patente também na rua a 15 de Maio, em Madrid. A palavra de ordem mais proferida foi "Não, não nos representam".
Nos EUA, começaram a 17 de Setembro movimentos de ocupação de espaços públicos em centenas de cidades num protesto que visou denunciar a cada vez maior influência de bancos e multinacionais nas decisões dos governos de todo o Mundo. E o povo usou o facebook e o twitter e todas as armas em legítimo ataque.
A 15 de Outubro, um protesto inédito a nível global, reivindicou uma democracia mais participativa unindo gentes da Europa, Ásia e América.
Por cá, CGTP e UGT juntaram-se na convocatória para uma Greve Geral, a 24 de Novembro, com manifestação em Lisboa. Desavergonhadamente a intervenção policial reprimiu os manifestantes e infiltrou agentes provocadores no protesto.
2011 foi o ano a que o povo deu voz!
E gritou!
Margarida Janeiro

(I)moralismos - Opinião - DN

(I)moralismos - Opinião - DN

Fosse o Bloco de Esquerda a dizê-lo e logo jorrariam acusações de sectarismo e de benefício à direita ultraliberal. Mas não foi o Bloco de Esquerda, foi a Comissão Europeia que num estudo agora tornado público, que compara os efeitos das medidas de austeridade adotadas na Estónia, na Espanha, na Grécia, na Irlanda, em Portugal e no Reino Unido, concluiu: "Portugal é o único país com uma distribuição claramente regressiva" do impacto da austeridade entre 2008 e 2011. Pondo a coisa em Português corrente: foram os mais pobres que mais pagaram os custos da austeridade posta em prática pelo Governo de José Sócrates.

Os nostálgicos do PEC IV, europeístas convictos, têm agora de responder a este libelo acusatório da Comissão Europeia. Durante o Governo do Partido Socialista, os 20% mais pobres perderam entre 4,5% e 6% do seu rendimento, ao passo que os 20% mais ricos perderam em média 3%. Isto sem contar com os efeitos devastadores que tiveram, nas vidas dos mais pobres, os cortes nos serviços públicos. Por alguma coisa Portugal é o país mais desigual da União Europeia. E não é certamente por má vontade das estatísticas do Eurostat.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Paul de Grauwe: "Os portugueses é que estão a pagar aos alemães" - Dinheiro Vivo

Paul de Grauwe: "Os portugueses é que estão a pagar aos alemães" - Dinheiro Vivo
Paul de Grauwe
Paul de Grauwe tem uma visão diferente da crise da zona euro. São os contribuintes portugueses que estão a dar dinheiro aos alemães e não o contrário. Professor de Economia Internacional da Universidade Católica de Lovaina e conselheiro da Comissão Europeia, admite que Portugal nunca beneficiou realmente com o euro, mas desaconselha uma saída. Para o BCE não tem meias-palavras: ou são incompetentes ou estão a ser guiados por objectivos obscuros.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Sem honra nem gloria

Sem honra nem gloria

Na maioria das câmaras portuguesas, vive-se um estranho vazio de poder. Os presidentes já pouco ou nada mandam. E isto porque quase dois terços estão de saída, por força da lei que limita os mandatos.
Nos últimos tempos, com a perspectiva do abandono, os poderes clientelares que os autarcas criaram ao longo de anos começam a rebelar-se contra eles. Multiplicam-se já as lutas fratricidas pela sucessão.
São muitos os jogos de sombras e as manobras de bastidores.
Os presidentes cessantes, salvo honrosas e raras excepções, ficaram embriagados por anos de poder e combatem agora ferozmente pela sua sobrevivência política.
Alguns anseiam por um posto na administração pública ou disputam um cargo numa qualquer empresa pública.