quarta-feira, 5 de setembro de 2012

MUSEUS E ACESSIBILIDADES





A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) e a Associação de Museólogos e Museógrafos da Andaluzia (AMMA) juntaram-se com vista a realizar em Alcoutim o I Encontro Transfronteiriço de Profissionais de Museus que decorrerá no Auditório do Castelo de 19 a 20 de outubro de 2012.

O I Encontro Transfronteiriço de Profissionais de Museus: MUSEUS E ACESSIBILIDADES, é organizado pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) e pela Asociación de Museólogos y Museógrafos de Andalucía (AMMA). Estas duas associações profissionais têm como missão agrupar e incrementar a qualificação dos profissionais que trabalham em museus e organismos afins, com o objetivo de elevar o nível dos serviços técnicos prestados a essas entidades e, através delas, à sociedade.
Este I Encontro conta com a participação de mais de uma dezena de especialistas de ambos os países e pretende iniciar uma cooperação mais estreita entre as duas regiões: Algarve e Andaluzia, e será dedicado ao tema "Museus e Acessibilidade", um tema central para os profissionais de museus. Os museus são lugares de memória e de identidade que contam histórias, para isso é necessário utilizar ferramentas multidisciplinares - comunicação, arte, design - de modo a chegar aos públicos e a tornar estes espaços socialmente úteis.
Propomos um encontro no qual os profissionais da museologia de Portugal e Espanha possam confrontar opiniões, apresentar projetos e dialogar acerca de um tema que concerne toda a sociedade e que envolve os mais variados museus de ambos os países: a acessibilidade física em edifícios históricos com um elevado grau de proteção, as tecnologias de informação e comunicação (TIC) como fator decisivo para qua as pessoas portadoras de deficiência possam desenvolver-se social e culturalmente com total normalidade, e, finalmente, os diferentes públicos e as formas de comunicar-se com cada um deles, prestando a informação que cada qual requer.
Na elaboração do programa, procurou-se analisar a acessibilidade e a comunicação em todas as suas vertentes e por parte de conferencistas com uma ampla experiência nesses setores, quer pela sua atual situação profissional, quer como investigadores universitários acerca deste tema.
O I Encontro Transfronteiriço de Profissionais de Museus: Museus e Acessibilidade tem organização da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), da Asociación de Museólogos y Museógrafos de Andalucía (AMMA) e co-organização de Associação Transfronteiriça Alcoutim Sanlúcar (ATAS) e Direção Regional de Cultura do Algarve, com o apoio da Câmara Municipal de Alcoutim, tendo como parceiros de comunicação o Jornal do Baixo Guadiana e RUA FM - Rádio Universitária.
Para mais informações, inscrições e pré-programa, visite a página web:
http://etpm2012.wordpress.com
Em anexo: pré-programa do Encontro (PDF).


--
Encontro Transfronteiriço de Profissionais de Museus: MUSEUS E ACESSIBILIDADE
19 e 20 de Outubro | Auditório do Castelo | Alcoutim
Organização: APOM e AMMA
Co-organização: DRCAlgarve e ATAS


Informações: ETPM2012@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário