quarta-feira, 16 de maio de 2012

Líder da Syriza: Merkel “deve parar de brincar com a vida das pessoas” - Mundo - PUBLICO.PT

Líder da Syriza: Merkel “deve parar de brincar com a vida das pessoas” - Mundo - PUBLICO.PT

Tsipras considera que a austeridade é uma doença que está a destruir a Grécia
Tsipras considera que a austeridade é uma doença que está a destruir a Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP)
Alexis Tsipras, o líder da coligação de esquerda radical Syriza que tem boa parte do destino da Grécia nas mãos, acusa a chanceler alemã Angela Merkel de estar “a brincar com a vida das pessoas” e não poupa crítica às medidas de austeridade que estão a assolar a Grécia.


“A doença da austeridade está a destruir a Grécia e irá espalhar-se por toda a Europa”, disse Alexis Tsipras, de 37 anos, numa entrevista à BBC. Até há pouco tempo ele seria quase um desconhecido fora das fronteiras da Grécia, mas agora não há líder europeu que não tenha os olhos postos nele. A coligação Syriza, que lidera, ficou em segundo lugar nas eleições na Grécia e, de acordo com as últimas sondagens, terá um resultado ainda melhor nas eleições que já foram marcadas para 17 de Junho, depois de terem fracassado todas as negociações para formar um governo de coligação.

E se todas as tentativas de acordo fracassaram foi devido à clara oposição de Tsipras em continuar com as medidas de austeridade. A Syriza não quer que a Grécia saia do euro, mas quer que o programa negociado com a União Europeia e o FMI seja revisto.

Sem comentários:

Enviar um comentário