sábado, 21 de abril de 2012

Jean-Luc Mélenchon é fenómeno das eleições presidenciais francesas - Mundo - PUBLICO.PT

Jean-Luc Mélenchon é fenómeno das eleições presidenciais francesas - Mundo - PUBLICO.PT
Mélenchon juntou uma multidão no seu comício de encerramento da campanha em Paris
Mélenchon juntou uma multidão no seu comício de encerramento da campanha em Paris (Foto: Alain Jocard/AFP)

Jean-Luc Mélenchon representa os comunistas e parte da extrema-esquerda. É o fenómeno das eleições presidenciais francesas e quer roubar o terceiro lugar a Marine Le Pen.
 candidato não vai ganhar as eleições, mas é o melhor! Os seus discursos empolgam, mistura a Revolução Francesa com a revolução que podem fazer com as suas mãos. "Vão capitular, acomodando-se, ou vão resistir?", lança Jean-Luc Mélenchon do púlpito, que nem se vê, perdido no meio de um enorme pavilhão do parque de exposições da Porta de Versalhes, em Paris. Olha-se antes para os ecrãs gigantes e a sala responde ritmicamente, com uma referência mítica da história francesa: "Resistência! Resistência!"

O candidato da Frente de Esquerda (FG, na sigla em francês), que representa o seu Partido de Esquerda, o Partido Comunista Francês e outras pequenas formações de extrema-esquerda, tornou-se a surpresa desta campanha para as presidenciais. As sondagens para a primeira volta de domingo já chegaram a dá-lo à frente de Marine Le Pen, da Frente Nacional (FN), de extrema-direita - que ele escolheu como sua principal inimiga e alvo dos insultos mais refinados.

Neste momento, Mélenchon tem entre 13% e 14%, segundo as últimas sondagens, e Le Pen recuperou o embalo, com 16% a 17% das intenções de voto - ameaçando igualar o melhor resultado do seu pai numas eleições presidenciais, obtido em 2002, quando chegou à segunda volta. Por isso, a mensagem para as 30 mil pessoas, segundo o jornal Libération - ou 60 mil, segundo a FG -, que encheram bem o hall 1 do Parque de Exposições foi a de terem um outro voto útil.

Sem comentários:

Enviar um comentário