domingo, 4 de setembro de 2011

Protesto em Israel leva 400 mil pessoas à rua e atinge ponto alto - Mundo - PUBLICO.PT

Protesto em Israel leva 400 mil pessoas à rua e atinge ponto alto - Mundo - PUBLICO.PT

Protesto é considerado o maior por motivos sociais da história do país
O movimento de contestação que pede mais justiça social e a diminuição do custo de vida em Israel ganhou novo fôlego na noite de sábado com mais de 400 mil pessoas a protestar nas ruas de várias cidades.


Analistas tinham classificado este momento como definidor para o futuro do movimento de contestação, que começou a 14 de Julho contra o aumento do custo de vida, exemplificado no preço do queijo fresco ou da habitação. Se não conseguisse atrair muita gente para a manifestação, o Verão do descontentamento não se prolongaria no Outono. Mas o teste foi superado, apesar da participação estar bem longe do milhão.

“Hoje é o auge do movimento”, disse o activista Amir Rochman, 30 anos, à Reuters. “Não há dúvida de que este é o momento da verdade”, declarou Itzik Shmuli, outro dos líderes dos protestos, ainda antes do começo da manifestação que ocorreu em várias cidades, de Telavive a Jerusalém, passando por Haifa ou Afula. “O actual recorde são 300 mil pessoas, nós esperamos que este bata esse recorde e seja o maior protesto da História de Israel”. O momento, antecipava esperançosamente Shmuli, poderá vir a ser definidor: “Espero que daqui a uns anos as pessoas perguntem: ‘Onde estavas a 3 de Setembro?’”

Sem comentários:

Enviar um comentário