domingo, 24 de junho de 2012

Atenta Inquietude: UM ANO DE POLÍTICA EDUCATIVA

Atenta Inquietude: UM ANO DE POLÍTICA EDUCATIVA: O Público solicitou-me uma reflexão sobre um ano de política educativa em 500 caracteres, um sério desafio. Para se compreender melhor a ...

Duarte Lima terá recebido um milhão na compra de submarinos - Sociedade - PUBLICO.PT

Duarte Lima terá recebido um milhão na compra de submarinos - Sociedade - PUBLICO.PT

SÓ ESQUEMAS ...Ainda faltam alguns...

Relvas, Roseta e Passos Coelho

Função pública protesta contra cortes nos subsídios de Natal e férias

Função pública protesta contra cortes nos subsídios de Natal e férias
A deputada bloquista Mariana Aiveca esteve presente na manifestação da Função Pública contra os cortes dos subsídios de férias e Natal. Foto Catarina Oliveira.
A deputada bloquista Mariana Aiveca esteve presente na manifestação da Função Pública contra os cortes dos subsídios de férias e Natal. Foto Catarina

HOJE HÁ UMA RAZÃO ESPECIAL PARA GUARDAR ESTE "PÚBLICO"

Público

Les apparitions de Castello-Lopes



VER MAIS AQUI



Contre-jour -
Costa de Lavos, Portugal, 1960. Il s'agit d'une photo inédite imprimée à l'époque. Une fois de plus, le personnage, ici une poissonnière, est saisi de dos et à contre-jour.
Victoria Gairin

 

 

 


Apparitions
La photographie de Gérard Castello-Lopes, 1956-2006

exposition

Gérard Castello-Lopes (1925-2011) fut le représentant par excellence de la génération d'or de la photographie portugaise - celle qui a émergé dans les années 1950. Né à Vichy (France), en 1925, Castello-Lopes est mort à Paris le 12 février 2011. Partageant sa vie entre le Portugal et la France, il a marqué non seulement le cinéma (en tant que critique, acteur, assistant à la réalisation et administrateur de Filmes Castello Lopes), mais aussi la photographie et le jazz (il fut le cofondateur du Hot Club en 1948). La Fondation Calouste Gulbenkian et le BES Arte & Finança rendent hommage à cette grande figure de la culture portugaise avec une vaste exposition rétrospective - la plus grande qui lui ait jamais été consacrée.

Mas estavam a espera de que da ERC?

Mas estavam a espera de que da ERC?

Mas estavam à espera de quê da ERC?

O Conselho Regulador (CR) da ERC tem cinco membros. Uma ex-deputada, que omite na biografia no site da ERC que é ex-deputada do PSD; uma ex-jornalista amiga do ministro Relvas; um ex-governante do PS; um ex-assessor de Jorge Coelho na Mota- -Engil; e o presidente, Carlos Magno, um contador de anedotas, próximo de Relvas, escolhido por ele e aceite pelo PS. Magno é um Magnum cuja baunilha se derrete pelo governo e o chocolate pelo PS.
Clique para ampliar

Cai 6º ministro do governo Dilma Rousseff
Por: | FOLHAPRESS
Brasília, DF – O ministro do Esporte, Orlando Silva, 40 anos, deixou ontem o governo, incapaz de resistir às pressões que sofreu desde que foi acusado de desviar dinheiro público para seu partido, o PC do B. Ele é o sexto ministro a cair desde que a presidente Dilma Rousseff assumiu em janeiro, e o quinto a sair sob suspeita desde a queda do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, em junho. Em média, Dilma perdeu um ministro a cada 50 dias desde sua chegada.

Três fatores levaram a presidente a concluir que a situação de Orlando se tornou insustentável nos últimos dias. A autorização do Supremo Tribunal Federal para que um inquérito examine irregularidades nos convênios feitos pelo ministério com ONGs nos últimos anos transformou Orlando num ministro sob investigação. Na terça-feira, ataques da oposição tumultuaram uma audiência convocada pela Câmara para discutir com o ministro os preparativos para a Copa de 2014.

Por fim, uma reportagem da Folha de S.Paulo mostrou que um ato do próprio Orlando beneficiara no passado o policial que há duas semanas se transformou no pivô do escândalo no ministério.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Para Roma com Amor, de Woody Allen - Opinião e Notícia

Para Roma com Amor, de Woody Allen - Opinião e Notícia
article image


Penélope Cruz em 'Para Roma com Amor' (Fonte: Reprodução/Divulgação)

Crítica de Cinema

Para Roma com Amor, de Woody Allen

Novo filme de Woody Allen discute a celebridade

por Francisco Taunay

quinta-feira, 21 de junho de 2012

OS HOMOSEXUAIS SÂO MAIS ATINGIDOS PELO DESEMPREGO

Analyse Une étude révélée par «Libération» montre que les homosexuels sont plus touchés par le chômage, notamment en raison d’un turnover élevé.

Par LUC PEILLON
On savait le marché du travail excluant pour les «minorités visibles», les seniors, ou encore les handicapés. On sait désormais qu’il ne fait pas non plus de cadeaux aux homos. Deux ans après leur étude démontrant que les gays restent moins bien payés que les hétéros (Libération des 21 et 22 août 2010), les chercheurs Thierry Laurent et Ferhat Mihoubi, de l’université d’Evry-Val d’Essonne, se sont penchés sur la probabilité, pour les homos hommes, d’être plus ou moins au chômage que les...

Tony quer morrer mas não se pode matar - Sociedade - PUBLICO.PT

Tony quer morrer mas não se pode matar - Sociedade - PUBLICO.PT
Tony ficou tetraplégico na sequência de um AVC
Tony Nicklinson quer morrer mas não o consegue fazer sozinho. Está paralisado. O caso está a emocionar o Reino Unido, que legalmente não permite o suicídio assistido neste caso. Foi por isso que Tony resolveu ir ao Supremo Tribunal de Londres pedir que o ajudem a morrer.

terça-feira, 19 de junho de 2012

UMA BOA NOTÍCIA!!!

Marine Le Pen n'a pas de quoi pavoiser !


Sauf qu'il y aura quand même une Le Pen à l'Assemblée : à Carpentras, la nièce de Marine Le Pen, Marion Maréchal, a été élue !

Certes, mais sans le maintien de la candidate PS, elle était battue. En tout cas, on ne peut pas dire qu'une étudiante arrivée de Paris juste avant l'élection soit le symbole idéal de l'enracinement du FN dans la France profonde. Jadis, le FN enrôlait des parachutistes ; à présent, lui aussi envoie des parachutés. Cela vaut également pour Gilbert Collard, qui a moins l'air d'un extrémiste que d'un opportuniste : il a été à gauche, radical, gaulliste, divers droite ; comme avocat, il a fait des procès au FN pour des agressions racistes et il précise bien qu'il n'est pas membre du FN. Comme porte-drapeau, on pourrait rêver mieux... Ne parlons pas du style : ses premiers mots ont été pour s'autoproclamer "casse-couille" de l'Assemblée. Ça promet de grands moments d'éloquence parlementaire... Ajoutons qu'il y a un troisième élu d'extrême droite à l'Assemblée : Jacques Bompard, le maire d'Orange. Lui aussi a une tête de contre-exemple : pour assurer son implantation et sa carrière, il a dû rompre avec Jean-Marie Le Pen il y a plus de dix ans. À bien des égards, il est sur une ligne bien plus à droite que le FN mais il est difficile de voir en lui le meilleur représentant de la progression des idées lepénistes...

Morra quem morrer!

Sampaio da Nóvoa - vale a pena ouvir...e ver a cara dos carraças

domingo, 17 de junho de 2012

Atenta Inquietude: TENS DE SER EXCELENTE, A TUDO

A TODOS OS PAIS: Obrigatório ver este excelente texto... excelente texto ...
Atenta Inquietude: TENS DE SER EXCELENTE, A TUDO: No Público de hoje reporta-se mais uma experiência que começa a ser recorrente, o ensino de mandarim a crianças pequenas, no caso entre ...

Impulso jovem 2012: mais estágios precários

Impulso jovem 2012: mais estágios precários
Estas medidas avulsas são mais prejudiciais do que o problema que tentam resolver, pois milhares de jovens sabem que nunca terão lugar nos quadros das empresas porque os empresários vão contratando estagiário após estagiário ou contratados a prazo subsidiados pelo Estado. Estes programas são dinheiro grátis para os patrões e mais precariedade e desemprego para os jovens. Na verdade, a única solução deste Governo para os jovens é dizer-lhes para procurarem trabalho no estrangeiro, pois em Portugal o Governo não tem uma ideia nova para resolver o problema do desemprego.
Pelo contrário, os movimentos de trabalhadores e trabalhadoras precárias têm soluções e propostas, como a Lei contra a Precariedade.

Deficientes mentais na UE continuam a ser vítimas de discriminação e austeridade agrava situação - Sociedade - PUBLICO.PT

Deficientes mentais na UE continuam a ser vítimas de discriminação e austeridade agrava situação - Sociedade - PUBLICO.PT
Os dois relatórios, feitos a partir de entrevistas a pessoas com deficiência, retratam as experiências de exclusão ou discriminação de pessoas com deficiência intelectual ou com problemas de saúde mental.

A FRA identifica três áreas fundamentais em que a discriminação se faz sentir: “leis e políticas que não permitem que as pessoas com deficiência tenham uma vida autónoma; atitudes negativas e preconceito que não reconhecem o contributo dado à sociedade pelas pessoas com deficiência; e ausência de oportunidades de emprego, que gera dependência da ajuda e subsídios estatais.”

Nos relatórios, aponta-se ainda a necessidade de “passar da institucionalização a um modo de vida baseado na comunidade e de reformular a legislação e as políticas, de modo a torná-las mais inclusivas”. O director da FRA, Morten Kjaerum, diz que o trabalho feito pela agência “fornece uma base para discutir medidas práticas que farão uma diferença nas vidas quotidianas” destas pessoas.

A FRA sugere que a autonomia destas pessoas só se conseguirá se a desinstitucionalização, que está a ser seguida em vários países, for “acompanhada por uma reforma da política social nos domínios da educação, cuidados de saúde, emprego e opções de apoio pessoal”.

Outra chamada de atenção importante é a necessidade de “envolver as pessoas com deficiência no desenvolvimento” das políticas a elas destinadas. Um dos entrevistados, um búlgaro de 32 anos, diz: “As pessoas que trabalham nos ministérios e as autoridades deviam falar com pessoas como eu quando preparam legislação e políticas. Deviam perguntar-nos o que queremos e quais são as nossas necessidades em vez de tornarem as nossas vidas ainda mais difíceis.”

Alemanha deveria sair da zona do euro, ao invés da Grécia - Opinião e Notícia

Alemanha deveria sair da zona do euro, ao invés da Grécia - Opinião e Notícia
Já a saída da Alemanha traria mais benefícios do que danos à zona do euro. A moeda desvalorizaria menos com a saída de uma única nação forte do que com uma provável saída em massa dos países mais fracos, que então poderiam se reestruturar. Com o euro desvalorizado, uma saída da Grécia seria relativamente inútil. Assim, não haveria contágio ou corridas bancárias.